Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Artista alemão procura doente terminal para obra
O artista plástico alemão Gregor Schneider está procurando um paciente terminal para participar de instalação.
O 'detalhe' é que ele deverá morrer na galeria de arte.
A proposta de Schneider é de que o doente passe suas últimas horas de vida em uma galeria, no centro de uma instalação aberta ao público.
De acordo com ele, todo o 'processo artístico' seria preparado com o consentimento do paciente e de seus familiares, que poderiam determinar como ele seria apresentado.
Gregor argumenta que tornar a morte pública pode servir para diminuir o medo das pessoas sobre o tema.
O artista afirma que a instalação apresentaria a morte de uma maneira 'respeitosa e humana', e com um mínimo de privacidade o doente ficaria em um espaço fechado com acesso controlado.
A idéia de Schneider gerou polêmica na Alemanha. O artista afirma ter recebido ameaças de morte depois de tornar sua idéia pública.
Políticos de partidos de esquerda e de direita criticaram o projeto dizendo que se trata de um "abuso da liberdade artística".
Com informações da BBC Brasil.
Comentários
linea - tá na moda essa coisa de morrer em público? ele deve ser irmão daquele que amarra o cachorro, deixa sem comer e sem beber até a morte.
Diego Oliveira - Por acaso ele é o mesmo "artista" que deixou o cachorro morrer de fome na galeria de arte? O que as pessoas não fazem para aparecer hoje em dia...