Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apple aparece em último lugar em ranking chinês
Um grupo de 36 organizações ecológicas chinesas acusou a Apple de não responder sobre a poluição e a saúde dos trabalhadores nas fábricas que fornecem componentes aos seus aparelhos.
Em relatório, as organizações classificam a Apple em último lugar de uma lista de 29 multinacionais de tecnologia, com base na forma pela qual responderam a pedidos de informações sobre incidentes de poluição e acidentes de trabalho em fábricas da cadeia de fornecedores.
O grupo menciona HP, BT, Alcatel-Lucent, Vodafone, Samsung, Toshiba, Sharp e Hitachi como exemplos positivos de resposta aos pedidos de informação e de ajustes em práticas problemáticas.
Outras empresas de tecnologia, entre as quais Nokia, LG, SingTel, Sony e Ericsson, são mencionadas por falta de resposta e de esforços para corrigir problemas.
Mas nenhuma se sai tão mal quanto a Apple, que recebe críticas por sua atitude evasiva, informa a Folha de S.Paulo, citando o Financial Times.
Um dos casos de problemas de saúde que as organizações dizem não ter sido respondido pela empresa de Steve Jobs foi o do envenenamento de operários da Lianjian Technology, subsidiária do grupo taiwanês Wintek, que produz módulos de telas de toque para a Apple.
Nesse incidente, 49 operários foram hospitalizados e receberam diagnósticos de envenenamento pelo agente químico de limpeza n-hexane, em 2009. Os operários alegam que contraíram doenças que os debilitaram e que não receberam respostas às queixas feitas à Apple.
Um porta-voz da Wintek afirmou que a fábrica suspendeu o uso do produto e que melhorou as condições de trabalho desde então.
Grupos ambientalistas afirmam que, quando levaram esse e outro caso à atenção da Apple, esta se recusou a confirmar ou negar que se tratasse de fornecedores, e suspendeu a comunicação.
Um porta-voz da Apple informou que a empresa mantém rigoroso programa de auditoria e fiscaliza seus fornecedores e outras partes de sua cadeia de suprimentos.