Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Participação de quadrinista na CCXP é cancelada
Um post no Facebook da quadrinista argentina Patricia Breccia levou a organização da CCXP a cancelar sua participação na edição 2023, marcada para os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, em São Paulo. Filha de uma lenda dos quadrinhos, Alberto Breccia, ela iria lançar no evento sua mais recente HQ, “O Amante de Lady Frankenstein”, da Risco Editora.
Na segunda-feira, 20, Patricia escreveu no Facebook que seu celular tinha sido roubado, mas suas declarações foram racistas: “Olá a todos: um gorila obeso e marrom, daqueles que abundam no Congo urbano, acabou de me roubar o celular no ônibus”. No post, a quadrinista avisou a seus contatos no WhatsApp que, se recebessem alguma mensagem, não era dela. E manteve o tom. “O WhatsApp estava aberto quando o primata marrom o tirou de mim. Vocês percebem por que era urgente que Milei ganhasse?”, completou, referindo-se ao presidente eleito da Argentina.
Ante o teor da postagem, a CCXP, junto com a Risco, decidiram cancelar a participação de Patrícia, uma das convidadas da Artists’ Valley, área considerada o coração da comic con.
O comunicado da organização diz o seguinte: “A CCXP tem como valor inegociável o respeito à diversidade e a promoção da igualdade em todos os seus variados aspectos, e preza por ser um lugar acolhedor para todos, todas e todes, não tolerando qualquer tipo de discriminação".
A editora também divulgou nota a respeito: “Nos deparamos com declarações racistas feitas pela quadrinista Patricia Breccia em sua conta no Facebook. Repudiamos de forma veemente qualquer atitude ou fala que denote racismo. Em conjunto com a organização da CCXP, decidimos cancelar imediatamente a participação da artista no evento de lançamento da HQ 'O amante de Lady Frankestein'. (...). Agradecemos profundamente o apoio contínuo e reiteramos nosso compromisso com a inclusão e o respeito em nossa comunidade”.