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Pré-Estreia

Stella Artois aborda desigualdade de gênero na gastronomia

19.10.22

Estudo realizado pela marca de cerveja Stella Artois e pela Ipsos evidencia a desigualdade de gênero no universo gastronômico: mais de um terço das entrevistadas já teve suas capacidades questionadas apenas por se identificarem pelo gênero feminino e uma em cada duas participantes concorda que a cozinha doméstica ainda é vista pela sociedade como um trabalho das mulheres.

O levantamento está em linha com dados que dão conta de que elas lideram 96% das cozinhas em casas no Brasil (segundo o PNAD), mas somente 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do Brasil (de acordo com Chefs Pencil).

Por conta disso, a Stella Artois, em parceria com chefs de cozinha, busca transformar os desconfortos das mulheres na gastronomia em pratos autorais, chamados “Uncomfortable Food”.

O movimento apresenta pratos cocriados por chefs de cozinha, cada um trazendo uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança.

Andressa Cabral e Bruna Martins, por exemplo, assinam a entrada “Lagostim da Prosperidade”. Kátia Barbosa e Cafira Foz criaram o “Baião de Todas”. Já Bela Gil e Bel Coelho fizeram o “Mousse Quebrando Barreiras”.

Restaurantes parceiros por todo o Brasil receberão versões de pratos para “Uncomfortable Food” de chefs de outras cidades, até 18 de novembro.

A ação faz parte da iniciativa "Juntas na Mesa", plataforma de transformação social da marca de cerveja da Ambev, com o objetivo de promover a equidade de gênero na gastronomia.

Com criação da Soko, o projeto também é composto por comercial para TV por assinatura (assista abaixo), que deve chegar à telinha nesta quinta-feira (20).

"Apesar de seus desafios, é a paixão que move essas mulheres. Usamos como base o termo ‘comfort food’, reconhecido na gastronomia, para falar de comida aconchegante e de afeto, para retratar essa tensão social por meio do ‘Uncomfortable Food’, um termo que se refere às barreiras que elas enfrentam”, observa Nayara Lima, creative leader da Soko.

"A comida de afeto normalmente é relacionada às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece", avalia a profissional.

"É um filme que fala sobre a condição da mulher na profissão dela como chef de cozinha e as mulheres na cozinha. Foi muito interessante o espelho que eu pude ver refletido na minha própria história. Stella Artois foi muito respeitosa no processo inteiro e nunca deixou de ter uma intenção verdadeira e inteira com a questão do projeto, além de toda a equipe ser formada por mulheres", ressalta a diretor do filme Georgia Guerra-Peixe_Joca, da Café Royal.

Ficha Técnica:

Marca: Stella Artois

Campanha: Projeto Uncomfortable Food - Um menu que vai tirar a gastronomia da zona de conforto

SOKO, agência criativa

Fundador e CEO/CCO: Felipe Simi
Diretor Executivo de Criação: Rafael Ziggy

Group Creative Leader: Erick Mendonça

Creative Leader: Nayara Lima, Gabriela Moura
Criação: Júlia Calais, Tiago Pinheiro, Igor Moura, Henry Kage, Rebeca Coelho

Content Leader: Carola Oliveira

Gerente de Conteúdo: Thais Borges, Tainah Oliveira

Conteúdo: Beatriz Sotero, Evelyn Duerre, Giovana Peppe, Thamara Maura, Mariana Paiva

Community Manager: Vinicius Godoy

Head de Estratégia e Dados: Ana Cortat

Estratégia: Gabriela Bergantin

Líder de Estratégia de Dados: Stephanie Barros

Cientista de Dados: Emanuel Nascimento

COO: Brisa Vicente

Head de contas: Renata Cintra

Diretora de atendimento: Amanda Teixeira, Luisa Vissotto
Atendimento: Caroline Salla

Head de Operações e Produção: Larissa Kubo

Project Leader: Pamela Cancino

Project Manager: Nathalia Ribas

Head de Broadcasting: Fabiane Abel

Broadcast leader: Alice Furtado

Broadcaster Senior: Laise Medeiros

Head de Cultura e Impacto: Gabriela Rodrigues

Chefs de Cozinha
Amanda Vasconcelos
Andressa Cabral
Bela Gil
Bel Coelho
Bruna Martins
Cafira Foz
Kalymaracaya Nogueira
Kátia Barbosa
Michele Crispim
Nara Amaral

Draftline produção integrada

Head Produção Audiovisual: Julia Kannebley

Executivo de Produção Integrada: Caio Baldini

Produção Executiva: Karin Stuckenschmidt e Carlos Grübber

Producers Seniors: Marcelo Dias Hipólito

Producers Plenos: Fernando Chiari

Produtora/Imagem: Café Royal

Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca

Produção Executiva: Moa Ramalho / Giovana Grigolin / Pedro Bueno

Coordenação de Produção: Alessandra Cipolletta

Ass. Coordenação de Prod.: Júlia Fontes

Atendimento: Michele Pavão

Atendimento de Pós-produção: Cristiane Garcia

Direção De Fotografia: Janice D’avilla

Direção de Arte: Nina Simão

Figurinista: Camila Turrini

Direção de Produção: Merilyn Salvatierra

1o Ass. de Direção: Marcela Daud

2o Ass. de Direção: Isa Machado

3o Ass. de Direção: Carol Ritti

3o Ass. de Direção: Lucas Alleotti

Coordenação de pós-Produção: Fabi Kalil

Ass. Coordenação de Pós: Juliane Rezende

Ass. Ilha de Pós: Iara Scarpa

Finalizadora: Poliana Pompeo

After Effects: Hub FVX

Montagem: Daniel Crepaldi

Finalização: Hub FVX

Color Grading: Acauan Pastore

Produtora de áudio: Hefty

Produção de Medidas de Contenção ao Covid-19: Marcelo Colaiacovo

Biomédico: Juliana Ribeiro

Bombeiro: Alan Mario Fermino

Produção: Renata Salvatierra

Ass. Produção: Victor Hugo de Mello

Ajudantes de produção: Rodrigo Leite, Fabiano Rocha - “Mancha” e Laercio Costa

Ass. Figurino: Cassiana de Paula,

Camareira: Hilda Mendonça e Vanessa da Fonseca

Costureira: Juscelina Teixeira - “Jô”

Ass. Arte: Ândrio Vicari, Bruna Modelli, Isabella Castilho e Rafael de Brito

Ajudantes de Arte: Angelino Severino e Renan William

Pintores: Marcos Alexandre Bojar e Hélio Alexandre

Adesivadores: Ricardo Batista dos Santos e Selmo dos Santos Ferreira

Cenotécnicos: Renato dos Santos Fonseca, Rodrigo Bittencourt, Davi Pereira, Ivan Silva de Souza, Cláudio Vila Nova, Luciano Andrioni

Produtor de Objetos: Elizabeth Alvares

Ass. Objetos: Luana Castilho

Contra-regra: Fernanda Pereira Frate

Ajudantes de objetos: Taís Izildinha Santiago, Edson Pereira Moraes - “Noé”, Aroldo Luiz Ronconi, Alequessandro Teixeira de Goes, Alexandre Teixeira de Goes, José Aparecido Correia

Efeitista: Miranda Gibin

Assistente Efeitista: Tatiana Dager

Maquiador: Carol Romero e Lu Melo

Produção de locação: Mirella Valente

Ass. Locação: Beatriz Piffer

Som direto: Isabella Beraldo

Assistente Som Direto: Viviane Barbosa

Operação de câmera: Dhyana Mai Mattos e Ana Laura Leardini

1º Ass. Câmera: Hellen da Cruz Braga

2º Ass. Câmera: Daniela de Oliveira

Vídeo Assist: Giuliana Lanzoni

Logger: Giovanni de Mattos Cardillo

Streamer: Guilherme “Pãozinho”

Fotógrafa Still: Fernanda Tricoli

Fotógrafo: Antonio Avelino

Ass. Foto Still: Alessandra Massaini

Ass. Foto Still: Caio Henrique de Toledo

Eletricista: Milton dos Santos - “Tatu”

1o Ass. Elétrica: Adilson Pereira dos Santos

2o Ass. Elétrica: Igor Lima da Silva

2o Ass. Elétrica: Renan Aristoteles

Geradorista: Carlos André Chagas

Maquinista: Djalmo dos Santos Cerqueira

1º Ass. Maquinária: Thiago Stejnhart

2º Ass. Maquinária: Hebert Kaique Santos de Souza

Segurança: Francisco Carvalho e Charlie Pereira

Limpeza: Marciely Moraes

Catering: Cacá Vicente

Culinarista: Fabiana Badra

Assistentes Culinarista: Cícera Batista, Sandra Raiher, Mirna Bonifácio, Kelly Cristina e Elisabeth Maria Pedro

Stella Artois

VP de Marketing de Stella Artois – Felipe Assunção Cerchiari
Diretora de Marketing de Stella Artois – Mariana Vergueiro Porto

Gerente de Marca de Stella Artois – José Marcos Setton

Gerente de Cultura e Relacionamento – Guilherme de Oliveira Perez

Gerente de Insights – Mariana Bier Marostega

Especialista de Mídia – Luisa Simões Maia

Especialista de Conteúdo – Yasmin Paulino Alves

Especialista de Execução – Patricia Serpa Panzoldo

Especialista de Estratégia – Rafaella Mendes de Almeida Pinheiro

Especialista de Insights – Marina de Pina Rauter

Pré-Estreia

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