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Pré-Estreia 2

Chevrolet e Djamila Ribeiro querem + mulheres com CNH

26.07.23

Perto de fazer 43 anos, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro decidiu tirar, pela primeira vez, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O que poderia ser uma simples resolução pessoal transformou-se em um movimento que beneficia sobretudo jovens da periferia e mulheres que adiaram a busca pela carta de motorista por fatores como custo e medo de dirigir.

Esse é o tom da campanha que a Chevrolet irá lançar na TV aberta nesta quinta-feira, 27: “Mulheres que dirigem a própria vida”, assinada pela Commonwealth//WMcCann. Além de um filme estrelado por Djamila, que é cocriadora da ação, e por Marcos Mion, embaixador da marca (veja mais abaixo), a estratégia envolve uma websérie e o apoio a um projeto de financiamento coletivo capitaneado pela ONG Plano de Menina.

A entidade, vinculada ao Plano Feminino, atende meninas de periferias, capacitando-as profissionalmente. A iniciativa da Chevrolet busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras para conquistarem a habilitação tenham a oportunidade de partir para esse sonho. A companhia irá aportar inicialmente R$ 1 milhão no projeto. O investimento irá ajudar jovens a se prepararem para tirar a carteira de motorista. A montadora convida outras empresas e pessoas a contribuírem com o movimento por meio do site https://voaa.me/elas-direcao.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, apenas 35% das CNHs ativas no país pertencem ao sexo feminino. O índice demonstra o cenário de desigualdade no trânsito, temática que a Chevrolet tem destacado nos últimos anos por meio da plataforma de comunicação criada para o modelo Tracker.

A CNH é um instrumento importante que pode empoderar mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Com essa campanha, queremos quebrar preconceitos. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir são mulheres”, comentou Chris Rego, diretora-executiva de marketing GM América do Sul.

Cocriação

Uma voz reconhecida na luta antirracista e feminista no Brasil, Djamila está entre as mais de 57 milhões de mulheres que não possuem CNH. Ela se prepara agora para conquistar a sua, um processo que será acompanhado por meio da websérie que faz parte da campanha. Nela, a escritora mostrará o passo a passo de tirar a carteira de motorista. Um grupo de influenciadoras, sob coordenação da Mynd, também irá incentivar mulheres a se habilitarem.

A ideia de apoiar a busca pela CNH pela população brasileira veio de Djamila. Sua filha, que fez 18 anos recentemente, a ajudou nisso por meio de contínuas conversas sobre a carteira. Ela levantou uma questão importante: “iria tirar a habilitação antes de sua mãe?” Outra pessoa que influenciou Djamila a pensar em um movimento por mais mulheres dirigindo foi uma amiga, Marília, que tirou a CNH tarde e com a qual fazia diversas viagens. “Ela disse que eu precisava tirar a carta e que eu ainda não tinha percebido que já dirijo minha vida. Isso me pegou muito forte”, lembrou.

Dois anos atrás, Djamila escreveu o conceito da campanha. “Mas estava com dificuldades de colocá-la em prática. Até que fui dar uma palestra na GM e senti que era o momento de falar”, disse. A escritora observou que seu primeiro livro foi publicado aos 37 anos e que outros momentos relevantes de sua vida também tiveram início tardio. Tirar a carteira ficou em segundo plano porque demandava um investimento que ela não tinha no início de sua vida adulta.

Ao levar a ideia para Chris Rego, a proposta foi abraçada. Já havia uma campanha em desenvolvimento, dirigida para mulheres. Porém o conceito foi redefinido a partir do que Djamila havia criado.

Tenho certeza que minha história é a mesma de muitas mulheres. Essa minha amiga veio de uma realidade social de periferia, como eu. E, conversando com outras mulheres do meu entorno, a grande maioria tem medo de dirigir ou se negava a dirigir por se achar velha. Por isso senti que, ao contar uma história, não estaria falando só de mim. Quando escrevi essa campanha, que tinha o nome de ‘Mulheres que já dirigem sua vida’, meu intuito já era incentivar outras mulheres a tirar a CNH. Venho de um lugar de movimento social. Então, para mim era importante que isso se tornasse algo coletivo”, contou ao Clubeonline.

Talita Cardozo, diretora de criação da WMcCann, destacou que ter Djamila cocriando com o time da agência “permitiu que chegássemos a uma narrativa muito mais verdadeira e potente”. Ela reforçou que, muito mais que uma campanha, a marca está iniciando um movimento em prol da sociedade. E a Chevrolet afirmou que a ação não tem data para acabar.

Ficha Técnica

Agência: Commonwealth//WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Chevrolet Tracker RS
Nome da campanha: Mulheres que dirigem a própria vida.
Time do Cliente: Chris Rego, Renan Tavares, Federico Wassermann, Diana Reynoso Avellaneda, Felipe Silva e Pamela Mourão
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues
VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
Direção de criação: Talita Cardozo e Fernando Penteado
Criação: Priscila Bensadon, Monique Anholeti, Edilene Santos e Vitória Oliveira
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss, Giovanna Martinez e Everton Reis
Consultoria de Gênero e Curadoria: Plano Feminino
Vivi Duarte - CEO e Diretora Geral
Melina Oliveira - Gerente de Estratégia e Impacto
Head de conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Monikhe Menezes, Karla Oliveira, Kimberly Dailher e Jennifer Marinho.
Diretora de Grupo de Negócios: Giovanna Tucci
Atendimento: Joana Campanelli, Carolina Anton, Gabriel Penedo, Paloma Vieira e Gabriel Marafiotti
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Guilherme Silva, Stephanye Canada, Kesia Santos, Giulia Bacelar e Camila Pereira
BI: Felipe Borges, Fabio Oliveira, Marcela Quintiliano, Bruna Carvalho e Eduardo Faustino
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Monica Andrade, Giovanna Cioca, Mariana Resende, Pedro Cerqueira, Karol Oliveira, Lorena Latorre, Paula Buttler
Produtora do filme: O2
Diretor: Ale Pellegrino
Diretor de Fotografia: Fernando Bertolucci
Pós-produção: O2 Pós
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Naná Rizinni
Compositora: Naná Rizinni
Finalização: Letícia Medeiros
Atendimento: Ingrid Lopes, Flávia Caparelli e Bárbara Russiano
Coordenação: Verusca Garcia, Chandra Lima, Mavi Capelasso e Débora Mello
Foto Mion e Djamila Ribeiro: Pedro Dimitrow
Bussiness: Viviane Arnaldi
Coordenação: Adriana Rocha
Assistente: Dennison Sabino
Assistente: Fábio Xavier
Assistente: Pedro Saad
Agenciamento Djamila Ribeiro: Casé Fala
Maquiagem Djamila Ribeiro: Aline Zalenka
Cabelo Djamila Ribeiro: Jaqueline Santos Gualberto
Stylist Djamila Ribeiro: Paulo Zelenka
Stylist Marcos Mion: Helô Fillippo
Maquiagem e Cabelo Marcos Mion: Lavoisier
Projetos: Deborah Peixoto
Relações Públicas: Beatriz Matarazzo, Kerena Neves, Giulia Camargo, Pamela Forti, Bruna Marconi

Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

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