Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ilustrador brasileiro é 1º latino-americano a vencer competição
O brasileiro Roger Mello venceu o "Prêmio Hans Christian Andersen", na categoria ilustrador. O anúncio foi feito durante a Feira do Livro Infantil da Bolonha (que acontece até essa quinta-feira, 27).
Mello é o primeiro latino-americano a vencer este Prêmio de Literatura Infantil e Juvenil, concedido pela International Board on Books for Young People. Entre os autores, a vencedora foi a escritora japonesa Nahoko Uehashi.
Finalista pela terceira vez, ele foi indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - seção brasileira do IBBY - que desde 1970 seleciona autores e ilustradores brasileiros para concorrer ao prêmio.
Com ele, concorreram outros cinco ilustradores: Rotraut Susanne Berner, da Alemanha; John Burningham, do Reino Unido; Eva Lindström, da Suécia; François Place, da França; e Øyvind Torseter, da Noruega.
Dentro da programação da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que esse ano homenageia o Brasil, Mello faz parte da lista dos 55 ilustradores brasileiros que integram a exposição Brasil: incontáveis linhas, incontáveis histórias e o catálogo que a acompanhará.
A curadoria é da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Fundação Biblioteca Nacional.
Em sua 51ª edição, a feira exibe no hall de entrada exposição que busca apresentar um panorama contemporâneo da arte dos ilustradores no Brasil. São 63 obras de 55 autores ativos no mercado editorial brasileiro e um espaço especial com homenagem a Ziraldo por sua trajetória de autor e ilustrador.