Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Havas e Creative Equals em iniciativa contra discriminação no trabalho
A Havas London fez uma parceria com a consultoria Creative Equals, focada em diversidade, para reforçar uma iniciativa de combate à discriminação por meio da qual os funcionários podem enfrentar visões e comportamentos problemáticos. A agência tem adotado uma política, chamada Press Pause, desde 2019. Com o apoio da Creative Equals, essas diretrizes estão sendo compartilhadas com outras companhias.
Um documento em que se baseia a iniciativa está disponível online (aqui) e pode ser utilizado por qualquer organização. As diretrizes fornecem meios para que qualquer pessoa possa fazer uma pausa no caso de um encontro desconfortável ou problemático. Isso antes que aconteçam maiores consequências.
Encontros desse tipo podem ser também conversas ou interações com clientes e fornecedores. São situações em que o comportamento ou a fala, mesmo de forma implícita (o que inclui micro agressões), seja considerado preconceituoso, discriminatório, depreciativo ou negativo em relação a qualquer pessoa ou a mais de uma pessoa.
Com a interação “pausada”, a pessoa pode expressar suas preocupações a respeito do que está sendo dito ou feito. Ou mudar a conversa para outro tópico ou mesmo se afastar da situação e levar a questão para outra pessoa. A partir daí, a empresa pode tomar medidas para resolver o caso.
Para a Campaign, Xavier Rees, executivo-chefe da Havas London e Havas Helia, disse que a indústria carece de meios codificados pelos quais as pessoas possam encarar situações de discriminação com confiança. Principalmente no caso de existir um desequilíbrio de poder. "O Press Pause arma nossos funcionários com as ferramentas certas quando confrontados com uma situação difícil e os capacita a resolvê-la por meio de um processo claro e do suporte certo”, explica.
Confira a matéria aqui.