Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apple limitará acesso de anunciantes a informações de consumidores
O SKAdNetwork da Apple, a ser lançado com o iOS 14 em setembro, não irá fornecer aos profissionais de marketing as IDs dos usuários que baixaram seus aplicativos, a identidade do dispositivo em que o download foi feito e qual criação levou a essa conversão.
A gigante da tecnologia agora irá compartilhar apenas se uma peça publicitária resultou em download, além de outros detalhes técnicos, mas nenhuma informação de identificação pessoal do consumidor.
Segundo o AdAge, a mudança "tornará mais difícil para os profissionais de marketing otimizar seus investimentos em publicidade, determinar qual criação funcionou melhor e identificar os custos de aquisição de clientes e o valor da vida útil do usuário."
Obstáculos para anunciantes
Ao limitar a quantidade de dados que terceiros podem coletar sobre usuários que fazem o download de um aplicativo, o SKAdNetwork pretende ajudar os profissionais de marketing a medir o sucesso de uma campanha de publicidade, mantendo a privacidade do usuário. Mas isso representa obstáculos significativos para os anunciantes, ressalta o AdAge.
"Se a aquisição de usuários móveis é uma parte importante dos seus negócios e crescimento, você deve estar muito preocupado", alerta Gadi Eliashiv, CEO da empresa de inteligência de marketing móvel Singular.
"Como CMO, se você está adquirindo clientes, precisa saber qual é o custo de aquisição e o valor esperado da vida útil do cliente", afirma Eliashiv. "Então você pode fazer lances apropriados para novos usuários no dispositivo móvel. Agora, os parâmetros usados para adquirir novos consumidores vão mudar."
"As empresas querem rastrear indivíduos e criar perfis sobre eles", diz Eliashiv. "Os profissionais de marketing chamam de medição e os consumidores, de rastreamento. O objetivo da Apple é interromper esse processo e ser uma plataforma segura para a privacidade. Eles querem controlar o uso e a proliferação de suas informações pessoais."
E, embora os anunciantes ainda possam obter dados pós-instalação, como uma compra concluída ou um registro de usuário, agora eles serão limitados a um único evento de conversão dentro de um período de 24 horas. Procurada pelo AdAge, a Apple não retornou uma solicitação de comentário.
Sem a capacidade de segmentar os consumidores por comportamento, os anunciantes provavelmente terão que confiar na segmentação contextual - por exemplo, emparelhar uma peça para barcos a artigos e publicações dedicados ao tema.
O SKAdNetwork se baseia nos esforços anteriores de privacidade da Apple, que começaram há quase três anos, quando a empresa efetivamente tirou cookies de terceiros por meio do seu Intelligent Tracking Prevention (ITP) para o navegador Safari.
O Google deverá adotar uma abordagem semelhante em seu sistema operacional Android, prevê Brian DeCicco, diretor executivo de estratégia de clientes da Mindshare.
Quando a Apple eliminou os cookies de terceiros com a ITP em 2017, o Firefox e o Google seguiram o exemplo alguns anos depois. A mudança da Apple com o SKAdNetwork é um passo na mesma direção, mas para dispositivos móveis.
Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.