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Privacidade

Apple limitará acesso de anunciantes a informações de consumidores

14.07.20

O SKAdNetwork da Apple, a ser lançado com o iOS 14 em setembro, não irá fornecer aos profissionais de marketing as IDs dos usuários que baixaram seus aplicativos, a identidade do dispositivo em que o download foi feito e qual criação levou a essa conversão.

A gigante da tecnologia agora irá compartilhar apenas se uma peça publicitária resultou em download, além de outros detalhes técnicos, mas nenhuma informação de identificação pessoal do consumidor.

Segundo o AdAge, a mudança "tornará mais difícil para os profissionais de marketing otimizar seus investimentos em publicidade, determinar qual criação funcionou melhor e identificar os custos de aquisição de clientes e o valor da vida útil do usuário."

Obstáculos para anunciantes
Ao limitar a quantidade de dados que terceiros podem coletar sobre usuários que fazem o download de um aplicativo, o SKAdNetwork pretende ajudar os profissionais de marketing a medir o sucesso de uma campanha de publicidade, mantendo a privacidade do usuário. Mas isso representa obstáculos significativos para os anunciantes, ressalta o AdAge.

"Se a aquisição de usuários móveis é uma parte importante dos seus negócios e crescimento, você deve estar muito preocupado", alerta Gadi Eliashiv, CEO da empresa de inteligência de marketing móvel Singular.

"Como CMO, se você está adquirindo clientes, precisa saber qual é o custo de aquisição e o valor esperado da vida útil do cliente", afirma Eliashiv. "Então você pode fazer lances apropriados para novos usuários no dispositivo móvel. Agora, os parâmetros usados ​​para adquirir novos consumidores vão mudar."

"As empresas querem rastrear indivíduos e criar perfis sobre eles", diz Eliashiv. "Os profissionais de marketing chamam de medição e os consumidores, de rastreamento. O objetivo da Apple é interromper esse processo e ser uma plataforma segura para a privacidade. Eles querem controlar o uso e a proliferação de suas informações pessoais."

E, embora os anunciantes ainda possam obter dados pós-instalação, como uma compra concluída ou um registro de usuário, agora eles serão limitados a um único evento de conversão dentro de um período de 24 horas. Procurada pelo AdAge, a Apple não retornou uma solicitação de comentário.

Sem a capacidade de segmentar os consumidores por comportamento, os anunciantes provavelmente terão que confiar na segmentação contextual - por exemplo, emparelhar uma peça para barcos a artigos e publicações dedicados ao tema.

O SKAdNetwork se baseia nos esforços anteriores de privacidade da Apple, que começaram há quase três anos, quando a empresa efetivamente tirou cookies de terceiros por meio do seu Intelligent Tracking Prevention (ITP) para o navegador Safari.

O Google deverá adotar uma abordagem semelhante em seu sistema operacional Android, prevê Brian DeCicco, diretor executivo de estratégia de clientes da Mindshare.

Quando a Apple eliminou os cookies de terceiros com a ITP em 2017, o Firefox e o Google seguiram o exemplo alguns anos depois. A mudança da Apple com o SKAdNetwork é um passo na mesma direção, mas para dispositivos móveis.

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

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