Privacidade

WhatsApp traz história de jogadoras de futebol do Afeganistão

02.08.23

O WhatsApp apresenta um filme (assista abaixo) contando a história de como a seleção feminina de futebol do Afeganistão escapou do país depois que o Talibã assumiu o poder em 2021.

Dirigido pela cineasta Amber Fares, o documentário revela a bravura de jovens mulheres e sua determinação em continuar praticando o esporte. A proposta é aumentar a conscientização sobre os problemas de segurança enfrentados pelas mulheres e como a comunicação privada pode ser importante.

O filme segue a relação que se desenvolveu entre a ativista humanitária e ex-capitã da seleção feminina de futebol do Afeganistão Farkhunda Muhtaj e as atuais atletas da equipe juvenil. Apesar de nunca terem se encontrado pessoalmente, Muhtaj leva as jovens para um local seguro por meio de mensagens do WhatsApp, que são tecidas ao longo do documentário para recontar sua história.

Essas jovens incríveis só querem continuar competindo no futebol e almejam realizar seus sonhos. Para ajudá-las a escapar com sucesso, eu sabia que as apostas eram extremamente altas para uma comunicação segura. Se algo fosse interceptado, fossem seus passaportes ou identidades, não apenas a missão seria comprometida, mas a vida de todas estaria em risco”, comenta Muhtaj.

Desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão, mulheres e meninas tiveram seus direitos humanos negados, inclusive sendo proibidas de estudar, trabalhar e praticar esportes.

O WhatsApp existe para conectar pessoas de forma privada. Quando ouvimos essa história, ficamos emocionados com o fato de nosso aplicativo, desenvolvido pensando na segurança dos usuários, estar ali para ajudá-las em sua jornada. Estamos muito honrados em apoiar essas mulheres corajosas que são uma inspiração para todos que perseguem seus sonhos”, ressalta Vivian Odior, head global de marketing do WhatsApp.

Com The Drum.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Privacidade