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Procon

Motorola, Nokia e TIM lideram ranking de reclamações

08.05.13


Motorola e Nokia foram os fabricantes de telefones móveis e smartphones com maior número de reclamações no Procon-SP em 2012 e registraram os piores índices de solução no ano passado. Já a TIM liderou o número de reclamações no ranking das operadoras.



Segundo o Procon, os celulares apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com falhas de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O suporte de pós-venda também é inadequado, com alegações frequentes de mau uso, colocando a culpa pela falta de qualidade do aparelho no consumidor. Quanto ao serviço de celular em 2012, o Procon registrou aumento de 29% nas reclamações.



A TIM teve, no ano passado, crescimento na sua base de acessos de 16%, enquanto suas reclamações no Procon cresceram 46% no mesmo período.



Mesmo as operadoras que, segundo dados do site da Anatel, reduziram a quantidade de linhas (acessos), como Claro e Oi, apresentaram incremento nas reclamações no Procon-SP em 2012: Claro, aumento de 14% e Oi, de 17%.



Para o diretor do Procon, Paulo Arthur Góes, o crescente número de reclamações, superior ao aumento da base de clientes, demonstra processo de deterioração da qualidade dos serviços de telefonia móvel. “Esta situação é decorrente da falta de investimentos adequados em infraestrutura por parte das operadoras, mais preocupadas com a oferta de novos planos”.



Com Estadão.


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