arrow_backVoltar

Programa de Trainee

Grupo da Defensoria da União repudia ação contra Magazine Luiza

06.10.20

Uma nota técnica emitida pelo Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União (DPU) repudia a ação civil movida pelo defensor Jovino Bento Júnior contra a rede varejista Magazine Luiza, que no mês passado anunciou que começaria a receber inscrições somente de candidatos negros para seu programa de trainee de 2021 (leia aqui).

Assinada por 11 defensores, o texto de repúdio afirma que a ação movida por Bento Júnior "não reflete a missão e posição institucional da Defensoria Pública da União quanto a defesa dos direitos dos necessitados".

"Mais que isso, contraria os direitos do grupo vulnerável cuja DPU tem o dever irrenunciável de defender", aponta a nota.

Além de elogiar a iniciativa do Magazine Luiza, o Grupo de Trabalho aponta que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso já defendeu a utilização de cotas raciais como instrumento de ação afirmativa.

No fim de setembro, o Ministério Público do Trabalho em São Paulo indeferiu uma série de denúncias recebidas contra o programa de trainee, por julgar que não houve violação trabalhista, mas de "ação afirmativae "elemento de reparação histórica da exclusão da população negra do mercado de trabalho digno".

Com informações do Blog de Fausto Macedo, do Estadão.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Programa de Trainee

/