Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
TikTok diz que fechará operação no dia 19, a depender da Justiça
Esta semana é crucial para o TikTok nos EUA. A plataforma da chinesa ByteDance se prepara para fechar sua operação no país no domingo 19, caso a Suprema Corte confirme lei aprovada em abril que determina o banimento da rede social se ela não for vendida a uma empresa local.
Após audiência realizada em Washington na sexta-feira passada, 10, a impressão que ficou é de que os juízes não irão acatar os argumentos da companhia, que se defende dizendo que a medida fere a liberdade de expressão. A ByteDance também alega que o TikTok nos EUA é uma empresa norte-americana, com sede na Califórnia.
A administração Joe Biden afirma que a lei visa garantir a segurança nacional, pois a plataforma de vídeos coletaria "dados sensíveis da população para uso do governo chinês e poderia manipular informações.
Na audiência, o advogado da ByteDance indicou que, não havendo acordo, a companhia irá encerrar suas atividades no país no dia 19, véspera da posse de Donald Trump como presidente – que também ameaçou a plataforma de proibição em 2020.
A corporação chinesa não cogita vender seu negócio. Ou, ao menos, oficialmente o assunto não está nos planos. Ofertas chegaram a ser feitas, porém há um impasse já que o TikTok aguarda, até o último momento, uma decisão em seu favor.
Nos bastidores, fala-se que a companhia está na expectativa de um movimento de Trump, quando ele tomar posse. Ele solicitou, nos últimos dias de 2024, que a Suprema Corte suspendesse a lei. O presidente eleito dos EUA afirmou que queria tempo para buscar uma resolução política. Dias antes, o CEO global do TikTok, Shou Chew, se reuniu com Trump.
Atualmente, 170 milhões de norte-americanos são usuários do TikTok, um público muito importante para as marcas. A possível proibição da plataforma no país colocou anunciantes em alerta. Algumas empresas já estão impulsionando seus investimentos em outras redes sociais.
É importante notar que essa indefinição ocorre às vésperas do Super Bowl – que será no dia 09 de fevereiro. Comumente as marcas incluem o TikTok em suas estratégias digitais no período do Big Game.