Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vale premiar a Rússia pela interferência eleitoral nos EUA?
Há quem ache que a Rússia criou a campanha publicitária mais impactante do século, ao interferir nos resultados das últimas eleições presidenciais norte-americanas.
Pensando assim, foi criado o Projeto Meddle, que pretende "dar a essas técnicas de interferência eleitoral a atenção que merecem".
"Descobrimos que esses 'atores' russos criaram 80 mil postagens que atingiram cerca de 126 milhões de pessoas nos EUA, durante um período de dois anos", comentou recentemente Samidh Chakrabarti, gerente de produto do Facebook, responsável pelo envolvimento cívico da rede social.
Esta declaração, segundo os autores do Meddle, é uma confirmação adicional ao que a comunidade de inteligência dos EUA já havia relatado há meses.
O projeto é assinado por um grupo de criativos, de diversas nacionalidades, que prefere se manter anônimo. A intenção é que esta campanha de "interferência" possa concorrer em festivais de publicidade, começando com o Webby Awards.
Um site e um videocase (abaixo) foram desenvolvidos, para empacotar e resumir os fatos desta campanha digital, que impactou as eleições presidenciais dos EUA.
O grupo diz que a campanha foi sancionada pelo governo da Rússia, e que decidiu fazer o projeto por duas razões principais:
1. "Como profissionais de publicidade, passamos os dias usando essas mesmas ferramentas e fomos humilhados pela amplitude, inovação e impacto desta campanha. Embora o grupo discorde fortemente de seus objetivos, estamos impressionados com a campanha e acreditamos que isso merece o reconhecimento da indústria".
2. "Ao destacar esta campanha, esperamos despertar a conversa e novas ações preventivas entre os influentes líderes de tecnologia, mídia e criação que participam deste circuito de premiações".
O grupo informa ainda estar agindo agora porque publicidade política enganosa e notícias falsas continuam sendo uma ameaça muito real.
Trecho de um relatório recente enviado a um Comitê do Senado, sobre Relações Exteriores, nos Estados Unidos, diz o seguinte:
"Se os Estados Unidos não trabalharem com urgência para enfrentar esta ameaça crescente, Moscou ficará mais encorajada. Continuará a desenvolver e aperfeiçoar o seu arsenal para usar em democracias ao redor do mundo, inclusive contra eleições americanas em 2018 e 2020."
O reconhecimento do Project Meddle no circuito de prêmios seria, segundo o grupo de criativos, um passo importante na construção de uma frente unida contra futuras interferências.
O grupo de criativos prefere, como já dissemos, permanecer anônimo. Mas respondem perguntas pelo e-mail info@projectmeddle.org.