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Peças de 1920 a 1950 em exposição
A novaS/B traz novamente a São Paulo a exposição Propagandas de Cigarro Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas, aberta ao público a partir do dia 29, "Dia Nacional do Combate ao Fumo".
A exposição, que estará no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo, traz 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos EUA, entre as décadas de 20 e 50.
Entre os textos das peças expostas estão: Garganta Sensível? Fume Kool, Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro e 20.679 médicos dizem que Lucky Strike não irrita a garganta.
Os anúncios foram reunidos pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford, nos EUA.
A mostra, parte do acervo do Instituto Smithsonian, percorreu seis Estados norte-americanos e já atraiu mais de 100 mil pessoas que visitaram a mostra no ano passado, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Há também peças que trazem artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank Sinatra, John Wayne, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as mais excêntricas, Papai Noel fuma enquanto entrega presentes e um bebê dá um conselho para a mãe mudar a marca de cigarros.
Serviço:
Exposição: Propagandas de Cigarro Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas
Realização: novaS/B
Período: 29 de agosto a 14 de outubro
Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01246-000 | Tel.: 11 3893-2000
Site oficial da exposição: http://tobacco.stanford.edu
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