arrow_backVoltar

Propaganda de Cigarro

Peças de 1920 a 1950 em exposição

26.08.11

A novaS/B traz novamente a São Paulo a exposição “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”, aberta ao público a partir do dia 29, "Dia Nacional do Combate ao Fumo"


A exposição, que estará no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo, traz 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos EUA, entre as décadas de 20 e 50.


Entre os textos das peças expostas estão: “Garganta Sensível? Fume Kool”, “Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro” e “20.679 médicos dizem que Lucky Strike não irrita a garganta”.


Os anúncios foram reunidos pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford, nos EUA.


A mostra, parte do acervo do Instituto Smithsonian, percorreu seis Estados norte-americanos e já atraiu mais de 100 mil pessoas que visitaram a mostra no ano passado, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


Há também peças que trazem artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank Sinatra, John Wayne, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as mais excêntricas, Papai Noel fuma enquanto entrega presentes e um bebê dá um conselho para a mãe mudar a marca de cigarros.


Serviço:


Exposição: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”


Realização: novaS/B


Período: 29 de agosto a 14 de outubro


Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)


Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01246-000 | Tel.: 11 3893-2000


Site oficial da exposição: http://tobacco.stanford.edu


Leia anterior sobre assunto aqui.

Propaganda de Cigarro

/