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ASA bane publicidade de veículos elétricos da Hyundai e Toyota
A Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador da publicidade no Reino Unido, proibiu a veiculação de três peças publicitárias do modelo Ioniq 5 da Hyundai e uma página no site da Toyota promovendo seu modelo bZ4X, por terem sido consideradas “enganosas”.
Ambas as marcas exageraram a velocidade com que seus respectivos carros elétricos poderiam ser carregados e não abordaram outros fatores que afetariam as taxas de carregamento, segundo a ASA.
As peças da Hyundai, veiculadas em janeiro, incluíam um outdoor digital em Piccadilly Circus, um vídeo no canal da marca no YouTube e um peça no site do anunciante.
O filme (assista abaixo) mostra jogadores do Chelsea FC realizando uma série de desafios no tempo necessário para carregar o carro de 10% a 80%. O outdoor e o folheto de marketing traziam textos como: “O Ioniq 5 carrega de 10% a 80% em menos de 18 minutos quando conectado a um carregador ultrarrápido de 350kw”.
A página do site da Toyota, publicada em março de 2022, afirmava que seu modelo bZ4X poderia ser carregado em 80% em “cerca de 30 minutos” usando um sistema de carregamento rápido de 150kw.
O texto incluía um asterisco vinculado ao texto mais abaixo na página, afirmando: “Os tempos de carregamento estão sujeitos às circunstâncias locais. As classificações de energia de carregamento rápido podem variar de acordo com o local.”
De acordo com os reclamantes, vários fatores não estavam sendo levados em consideração ao fazer essas afirmações, incluindo temperatura da bateria, temperatura ambiente e idade e condição da bateria.
A Hyundai forneceu à ASA os resultados de seus testes internos de fábrica dos tempos de carregamento, que levaram 17 minutos e 16 segundos para carregar a bateria de 10% a 80% ao usar um carregador “ultra-rápido” de 350kw.
A Toyota também disse que "usou uma linguagem conservadora, em vez de absoluta, ao afirmar que atingiria uma carga de 80% 'em cerca de 30 minutos'". A marca acrescentou que a alegação foi ressalvada “com uma nota de rodapé proeminente informando aos consumidores que os tempos de carregamento estavam sujeitos às circunstâncias locais”.
Ambas as marcas disseram que seus anúncios informavam aos clientes que a taxa de carregamento dependia do tipo de carregador usado, referindo-se aos carregadores como "ultra-rápido" e "carregamento rápido".
A ASA concluiu que as peças violavam as regras 3.1, 3.3 (publicidade enganosa), 3.7 (comprovação) e 3.9 (qualificação) da edição 12 do código de regulamentação publicitária, concluindo que foram omitiadas "informações relevantes sobre os fatores que poderiam afetar significativamente o tempo anunciado e decidiu que os anúncios não devem ser exibidos novamente dessa forma".
Com Campaign.