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Ipam apresenta Maya e lança ação no Twitter
O perfil do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) no Twitter conta agora com uma personagem criada exclusivamente para a instituição: Maya. Ela trará informações relevantes sobre conservação ambiental e combate ao desmatamento e às queimadas de diferentes formas. Apaixonada pelas florestas brasileiras, a pesquisadora Maya é parte de um novo posicionamento estratégico para engajar o público jovem na importância da Amazônia por meio de uma linguagem mais simples e direta.
A criação da personalidade da marca é assinada pelo Twitter Brasil. É a primeira vez que um projeto desse tipo é desenvolvido dentro da plataforma. Os conteúdos foram feitos pela ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó.
Entre as ações planejadas para marcar a nova fase de comunicação do Ipam, foi lançada a campanha #ProtetoresDaAmazônia, que inclui o uso de uma solução que faz com que a experiência e a interação do público com a instituição sejam mais customizadas e humanizadas. Após o engajamento de uma pessoa com o tweet da campanha, é iniciada uma análise automatizada das informações públicas de seu perfil para identificar interesses. A tecnologia encontra e classifica os dados em temas específicos e, a partir daí, envia um tweet personalizado ao usuário.
Cada pessoa recebe uma resposta revelando qual dos animais protetores da floresta ela seria, com sua respectiva descrição e uma proposta de ação. É possível ser #Arara, #BotoCorDeRosa, #GaviãoReal, #Guariba ou #OnçaPintada. Para movimentar as conversas na plataforma, as hashtags da campanha, inclusive #ProtetoresDaAmazônia, ativarão emojis especiais.
Desenvolvida pelo time de Twitter Next, área que atua em parceria com marcas e agências, a ação conta com uma tecnologia recém-lançada no Brasil. “O Twitter é fonte de informação e o lugar onde nascem movimentos em relação a diversos temas, inclusive sobre o meio ambiente. Ao criar a persona e trazer essa importante ação com nossa tecnologia, temos como objetivo levar às pessoas um conteúdo dinâmico, humanizado e direto de forma escalável, aprofundando ainda mais a conexão com o instituto, e o entendimento e engajamento em torno do tema”, comenta Thalita Duarte, estrategista de marca do Twitter Next no Brasil.
“A Amazônia é uma peça importante para garantir o futuro das gerações mais jovens, e esse é um dos nossos objetivos desde que nascemos, 26 anos atrás, no Pará. A parceria entre o Ipam e o Twitter amplia esse trabalho ao valorizar a floresta, as pessoas, a cultura e a todas as demais riquezas da região”, declara o diretor-executivo do instituto, André Guimarães.
O que esperar do futuro
A preocupação com a questão ambiental tem crescido gradativamente com o passar dos anos e um dos fatores para isso é a importância que as gerações mais novas têm dado para o tema. “Nos últimos anos, os jovens tomaram conta do debate ambiental no Brasil e no mundo, exigindo um futuro saudável que é direito deles. Isso passa por buscar boas informações e questionar hábitos e decisões que têm impacto direto em suas vidas”, afirma Cristina Amorim, coordenadora de comunicação do Ipam.
Um estudo realizado pelo Twitter neste ano, com diversos tipos de dados encontrados nas conversas e também por meio de questionários direcionados aos jovens da Geração Z (nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e o fim da década de 2000), apontou que 58% das pessoas nessa faixa que estão na plataforma acham que o meio ambiente estará em situação pior no futuro. Essa fatia é 17% maior se comparada aos millennials, geração anterior.
Para se ter uma ideia, "ajudar o meio ambiente" é um valor pessoal para dois em cada três jovens que responderam à pesquisa e o veganismo é mais ético do que seguir com uma dieta padrão, na opinião de 45% das pessoas. Além disso, foram registradas 900 mil menções a mudanças climáticas e movimentos de sustentabilidade no Twitter no Brasil ano passado.