Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Unilever deixa de direcionar campanhas para menores de 12 anos
Como parte de uma série de medidas por conta dos problemas de saúde pública causados pelo aumento dos níveis de obesidade infantil, a Unilever decidiu que irá parar de fazer campanhas publicitárias para crianças menores de 12 anos depois de 2020.
A empresa, que é dona das marcas de sorvete Magnum e Twister, criou um plano com 15 pontos para garantir que seus produtos fossem "comunicados com responsabilidade", "vendidos com responsabilidade" e "desenvolvidos de forma responsável".
A Unilever informa que não irá direcionar as comunicações de marketing para crianças menores de 12 anos, o que significa que evitará mídias nas quais crianças menores de 12 representam mais de 25% da audiência.
Para plataformas digitais, incluindo mídias sociais, a idade será de 13 anos. A empresa também diz que não utilizará nenhuma execução criativa projetada para atrair crianças menores de 12 anos.
Além disso, a Unilever lançará a logomarca "Responsably made for kids", a ser usada para identificar produtos projetados para crianças - eles terão no máximo 110 calorias e 12g de açúcar por porção. A primeira linha a receber o selo será a divisão de sorvetes Wall's Kids, que inclui marcas como Twister e Calippo.
A Unilever estabeleceu o prazo de 31 de dezembro de 2020 para seus profissionais de marketing e agências de publicidade cumprirem as novas regras.
No Brasil, por outro lado, o ministro da Justiça Sergio Moro anunciou, no último domingo (09), a abertura de uma consulta pública, realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), sobre novas regras para a publicidade em programas infantis na TV e na internet. A iniciativa foi criticada por entidades que assinam um manifesto, defendendo que "a publicidade dirigida à criança já é proibida no Brasil".