Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Emperra compra da Editora Três; SBT dá desconto; Classificação Indicativa cai por terra
Quarta Mídia - 25/04
Emperra negociação de compra da Editora Três pela Companhia Brasileira de Multimídia. Empresa de Alzugaray completou 35 anos, neste mês
Vai ou racha 1
São fortes os comentários em torno de uma possível interrupção no processo de aquisição da Editora Três, de Domingo Alzugaray, pela Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure. No início de março, Tanure injetou cerca de R$ 10 milhões na editora, para que ela saldasse salários atrasados de seus funcionários e sanasse seu caixa, enquanto foi iniciada uma due diligence na empresa, que durou até a semana passada. Se as relações entre Tanure e Alzugaray esfriaram ninguém sabe, mas é muito pouco provável que a compra não seja concretizada. Pelo menos a CBM mantém o direito de preferência na aquisição, conquistado quando fez o empréstimo à editora.
Vai ou racha 2
Alzugaray tem até esta segunda-feira, dia 30, para dar a palavra final sobre o assunto. Somente não o fez ainda porque espera encontrar uma segunda opção para o destino de seu empreendimento. O certo é que o sucesso ou fracasso da investida de Tanure será revelado ao mercado no máximo até o dia 7 de maio. E se não houver mesmo acordo, os R$ 10 milhões já investidos pela CBM na Três podem ser revertidos em créditos publicitários nos títulos da editora. Já estiveram negociando com Alzugaray o banco Opportunity, o bispo Edir Macedo (Rede Record de Televisão) e o Grupo Bandeirantes, que acaba de expandir suas operações para o meio jornal, além de sua tradicional atuação em rádio e televisão.
Vai ou racha 3
Entre os motivos que emperraram as negociações da CBM com a Três está a intenção de reduzir em 30% o quadro de funcionários e a possibilidade de redução também dos salários dos empregados que permanecerem na casa. E também a transferência da editora (exceto gráfica) para o prédio que concentrará as atividades da CBM em São Paulo, na Alameda Santos (antigas instalações do departamento comercial da Rede Globo). Presidida por Daniel Bárbara, a CBM hoje controla a Gazeta Mercantil, o Jornal do Brasil, a Editora Peixes, a revista Forbes Brasil e a JBTV.
35 anos neste mês
A Editora Três, aliás, acaba de completar 35 anos de existência. O aniversário, no entanto, não é comemorado com entusiasmo por Alzugaray. Exatamente no dia 10 de abril de 1972 a Três editava sua primeira publicação: o fascículo Menu, de culinária e gastronomia. A primeira revista, Planeta, surgiria apenas em setembro daquele ano. Na ocasião, estava instalada em duas salas de um edifício na Avenida Bridadeiro Luiz Antônio, esquina com a Avenida Paulista. Hoje, a empresa edita as revistas semanais IstoÉ, IstoÉ Gente e IstoÉ Dinheiro, além das mensais Planeta, Dinheiro Rural, Motor Show e Menu.
Desclassificados pela Justiça
Nenhum programa de televisão terá de obedecer à classificação indicativa de horário para a exibição de seus programas. Isso porque a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) obteve mandado de segurança anulando a obrigatoriedade de seguir as determinações do governo quanto a essa classificação. Ou seja, enquanto vigorar o mandado de segurança, nada mais será impróprio na TV. A decisão é de João Otávio de Noronha, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Ministério da Justiça colocaria em vigor no próximo dia 13 as novas regras para classificação indicativa, entre elas que programas impróprios para menores de 12 anos não poderiam ser exibidos antes das 20 horas. O governo irá recorrer da decisão do STJ. Mas algumas emissoras, como a Globo, líder em audiência, já vinham exibindo a classificação indicativa de seus programas há algumas semanas e não deverá alterar essa prática.
Liquidação de breaks
Em uma anunciada promoção por tempo indeterminado, o SBT lança mais uma cartada para atrair anunciantes à sua programação. A emissora de Silvio Santos, que afirma ter o menor custo por mil (CPM) da televisão brasileira, está oferecendo um preço 20% inferior ao CPM de suas concorrentes em qualquer produto de sua grade. No email markeitng que o SBT enviou ao mercado, destaca-se a frase: Atinja o público que você deseja. Faça o seu anúncio render mais comprando por menos no SBT. Se essa estratégia dá certo com as Casas Bahia, no segmento de varejo, por que não poderia ser bem sucedida no mercado publicitário? A resposta virá com o tempo.
Por Marcelo Affini - quartamidia@ccsp.com.br