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Canais de TV do Grupo Abril são oportunidade para produtoras (+ ANJ, TV CineBoteco e Romário)
Criação para jornal premiada
Está marcada para 16 de abril a cerimônia em que serão laureados os vencedores do Grand Prix do Prêmio ANJ de Criação Publicitária, que está em sua sexta edição e é promovido pela Associação Nacional de Jornais. Morya (de Salvador), Nave (de Vitória), além das paulistanas Publicis Brasil, Salles Chemistri e TBWABR são as finalistas. O evento será realizado no Citibank Hall, em São Paulo. O trabalho que ganhar o GP será inscrito pela entidade na edição deste ano do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
Abril investe em conteúdo para TV
O Grupo Abril lançará dois canais de televisão por assinatura até o final deste ano. Um deles, batizado Fiz, é inspirado no YouTube e na Wikipedia e terá a base de sua programação realizada pelo público. O outro, que poderá se chamar Ideal, terá conteúdo que vai misturar as pautas das revistas Exame, InfoExame e Você S/A, voltado a assuntos corporativos, tecnologia e relacionados a desenvolvimento profissional. André Mantovani, que na semana retrasada se desligou da direção geral da MTV Brasil, coordena esses projetos na empresa da família Civita. Outros três canais pagos estão previstos para entrar no ar nos próximos dois anos, sendo que um deles poderá ter conteúdo voltado ao público teen.
Ótimo para as produtoras
A notícia de que a Abril volta a investir em geração de programação de TV é excelente para as produtoras nacionais. Isso porque boa parte do conteúdo dos canais terá produção independente, terceirizada. As empresas do setor já começam a se movimentar para ter participação neste filão.
TV CineBoteco
Será lançada nas próximas semanas a TV CineBoteco. Trata-se de um canal de televisão por Internet (IPTV) voltado exclusivamente para bares e restaurantes, que transmitirá conteúdo customizado ao vivo para seus assinantes. O empreendimento é capitaneado por um grupo de empresários, dono de alguns bares paulistanos, como Posto 6, Salve Jorge, José Menino e Patriarca. De acordo com Fernando Costa Netto, um dos nomes que está por trás da iniciativa, a TV CineBoteco tem sido estruturada há três anos, com investimento não declarado em pesquisa e tecnologia. Estamos atualizados com o que há de mais moderno nessa área na Inglaterra e nos Estados Unidos, afirma. Ele conta que o conteúdo será específico para cada estabelecimento. Para um bar de Pinheiros, por exemplo, daremos o serviço de trânsito na região, divulgaremos seu cardápio, destacaremos itens específicos de ações promocionais, entre outras possibilidades, conta.
Investimentos mensurados
Uma das notícias mais importantes da semana para a indústria da comunicação envolve o resultado consolidado referente a 2006 do Projeto Inter-Meios, que mensura os investimentos publicitários realizados no Brasil. O mercado cresceu 9,3% no ano passado em relação a 2005. O meio TV aberta, cujo faturamento bruto foi de R$ 9,5 bilhões no último exercício, responde por 60% do investimento bruto em mídia, que foi de R$ 17,44 bilhões. O Inter-Meios é organizado pelo jornal Meio & Mensagem sob auditoria da PricewaterhouseCoopers.
Disparada na frente
A Rede Globo é um fenômeno como pouco se vê na mídia internacional. Com faturamento de R$ 6,253 bilhões em 2006, ela abocanhou 65,7% de tudo o que foi investido em publicidade na TV aberta no Brasil e 35,5% do aplicado em todas as mídias. Para todas as demais emissoras abertas, restaram apenas 34,3% dos investimentos em televisão aberta.
Golaço na mídia
O acontecimento esportivo que tem atraído mais atenção da mídia brasileira neste início de ano é, sem dúvida, o milésimo gol de Romário. E quem ganha pontos com a façanha é a Reebok, patrocinadora oficial da camiseta do Vasco. No domingo passado, quando o clube do atleta que é chamado com carinho e certa intimidade de Baixinho por qualquer cronista esportivo deste país bateu o Flamengo pelo campeonato fluminense, o herói da vez no futebol nacional marcou um ponto, e não dois, como era esperado. Chegou à marca dos 999 gols e apareceu em 100% dos noticiários nas TVs aberta e fechada, com Reebok a reboque. Na próxima rodada de domingo, quando o Vasco enfrenta o Botafogo, Reebok deverá aparecer na camiseta de Romário pelo mundo afora. Ele é um craque não somente com a bola. Como homem de marketing, não tem nada de baixinho. É um gigante. Em tempo: a camiseta oficial do Vasco comemorativa ao milésimo gol de Romário já foi colocada em pré-venda pela butique oficial do clube na Internet (www.ciashop.com.br/vascoboutique) por R$ 159,90.
Símbolo faz 20 anos
A Símbolo, editora de Joana Woo e Roberto Melo e que desde junho de 2005 tem como sócio o Grupo Oceano (Indústria Gráfica Oceano e Editora Escala), presidido por Hercílio de Lourenzi, prepara um grande evento para celebrar duas décadas de atuação no mercado brasileiro de revistas, a serem completadas em novembro. A empresa surgiu com o lançamento da revista Corpo a Corpo e atualmente também edita outros 20 títulos: Corpo a Corpo Professional, Corpo a Corpo Plástica, Atrevida, Atrevida Fashion, Atrevidinha, Uma, Ouse!, Dieta Já!, Estilo Natural, Viva Saúde, Meu Nenê, Quartos de Nenê, Gravidez Feliz, Primeiro Enxoval, Um, Um Sport, Vida Executiva, Chega Mais, Mais Feliz e Raça Brasil.
Por Marcelo Affini - quartamidia@ccsp.com.br