arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Vem aí a Revista Brasileiros; novo diretor comercial do Discovery; Santo André terá seu Cidade Limpa?

06.06.07

 QUARTA MÍDIA - 06/06


Brasileiros chegando


Será lançada no dia 28 deste mês a revista Brasileiros, publicação de periodicidade mensal que terá tiragem inicial de 50 mil exemplares e conteúdo voltado basicamente para histórias de vida de pessoas conhecidas ou anônimas. O título é da Brasileiros Editora, empresa criada especialmente para produzir a publicação por Hélio Campos Mello (ex-Editora Três) e Patrícia Rousseaux. Entre seus editores estão Nirlando Beirão e Ricardo Kotscho. O número zero começa a chegar nos departamentos de mídia das agências de propaganda.
 
Boa idéia de Joyce Pascowitch


A jornalista e empresária Joyce Pascowitch tem muito o que comemorar nesta semana. A edição de junho de sua revista – que também leva o nome Joyce Pascowitch – acaba de chegar às bancas com excelente faturamento publicitário. O título foi clicado nas mãos de diversas personalidades que se sentaram às primeiras filas dos desfiles da Fashion Rio, semana da moda do Rio de Janeiro. Mas o que deixou Joyce feliz da vida, na verdade, foi uma ação que ela idealizou para a Sony Ericsson e que saiu publicada na revista. Foram criados post-its diferenciados na forma de telefones celulares do anunciante para servir como marcadores de páginas para quem estiver lendo o título. A gráfica da publicação (Burti) não poderia viabilizar a tempo a idéia. Joyce então procurou a 3M, que fez a página com os post-its destacáveis e esta página foi inserida no processo de montagem da revista.


Quando o anunciante quer, vira


Uma idéia simples, mas marcante, essa da Joyce Pascowitch. Ela surgiu porque executivos do anunciante se mostraram interessados em conhecer a redação da revista de Joyce e, conversa vai, conversa vem, a jornalista acabou apresentando os post-its para a Sony Ericsson. A idéia emplacou e foi materializada com sucesso. Ponto para a criatividade.


Discovery muda direção comercial, de novo


A empresa de televisão por assinatura Discovery Networks está com novo executivo para a área comercial. Trata-se de Raul Costa, que já foi diretor de atendimento da Publicis e da JWT. A Discovery Networks controla os canais Discovery Channel, DiscoveryKids, People + Arts, Animal Planet, Home & Health, Travel & Living, Discovery Turbo, Discovery Science e Discovery Civilization. Vale lembrar que este é o quarto nome na direção comercial da Discovery em três anos: até julho de 2004 ele era Celso Vergeiro, que na ocasião foi substituído por Victor Capelutto. Este ficou no posto até fevereiro de 2005, quando Guilherme Zattar passou a comandar o departamento. Zattar saiu em outubro de 2006, com Enrico Gianelli assumindo a venda de publicidade. Agora entra Raul Costa.


Mídia social, propaganda idem


Foi realizado nesta quarta-feira, dia 6, o 14º Fórum de Debates da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda. O tema desta edição foi Mídia Social: sustentabilidade, responsabilidade social e compromisso sócio-ambiental. A intenção era mostrar como a mídia é importante para a transformação da sociedade e como sua força pode ser utilizada de maneira ética e sustentável. Na revista Pasta nº 8, que está atualmente à venda nas melhores livrarias do país, há uma grande mesa redonda promovida pelo Clube de Criação de São Paulo (CCSP) instigando anunciantes, veículos e agências a pensar sobre o assunto. Afinal, se nosso planeta precisa de melhores cuidados por parte do ser humano, a propaganda, e não somente a mídia, pode e deve colaborar para isso.


Mais uma TV brasileira lá fora


Depois de Globo Internacional e da Record Internacional, chegou a vez do lançamento da Band Internacional. Trata-se de iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que lança até o final deste mês seu canal de televisão voltado aos brasileiros que moram no exterior. A princípio, o Band Internacional será transmitido apenas para os Estados Unidos, mas em breve deverá ser exibido também no Japão. Sua programação agregará conteúdo da TV Bandeirantes, do BandNews e do Terra Viva.


Grande São Paulo limpa


O município de São Paulo já começa a mudar de cara depois que entrou em vigor a lei Cidade Limpa, que limita a mídia exterior na cidade. Nas regiões mais centrais da cidade, a mudança – para melhor – na paisagem, é impressionante. Mas quanto mais distante do centro, menos da poluição visual foi retirado. Até que chega-se aos limites de outros municípios da Grande São Paulo e daí sim, tem-se novamente idéia de como era uma balbúrdia a exploração de mídia exterior na região da capital paulista. Pois agora, Santo André é o primeiro município da Grande São Paulo a discutir uma legislação que controle a poluição visual.  Está em avaliação na Câmara Municipal daquela cidade um projeto de lei do Executivo que limita o número e a localização de pontos de mídia exterior, bem como o tamanho das placas de estabelecimentos comerciais em suas fachadas.


Mídia exterior não é “autolimpante”


A necessidade de se criar leis controlando a mídia exterior decorre da ganância de certas empresas do setor, que nunca entraram em acordo e se uniam em verdadeiros cartéis defendendo apenas seus próprios interesses. Se essas empresas tivessem trabalhado de forma ordenada e civilizada, talvez as regras que agora controlam o setor em São Paulo não fossem tão rígidas. Que isso sirva de exemplo para outras praças onde ainda não existem tais limitações.


Por Marcelo Affini -  quartamidia@ccsp.com.br

Quarta Mídia

/