Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Contrapunto BBDO cria App que promove inclusão
A espanhola Contrapunto BBDO apresenta um aplicativo com inteligência artificial chamado Friend: DS.
De acordo com a agência, graças à análise da linguagem e da cadência da escrita, a ferramenta consegue conectar pessoas com as mesmas afinidades. Em um teste, voluntários verificaram que o app, desenvolvido pela Glassworks, foi 99% eficaz.
A ideia surgiu da premissa de que uma das formas mais populares de se conhecer pessoas atualmente é por meio de aplicativos em que a aparência parece ser mais importante do que o interior da pessoa. Por isso, no Friend: DS, o usuário não pode ver a pessoa com quem está falando em momento algum.
"A proposta foi criar um app capaz de nos conectar de uma forma mais humana, mais íntima. Deixar de lado rótulos e preconceitos, e encontrar pessoas que, por um motivo ou outro, nunca teríamos conhecido", aponta Eva Crespo, diretora de criação do projeto.
Para apresentar a iniciativa, um vídeo (assista abaixo) mostra pessoas trocando mensagens instantâneas com outras. Após várias horas de conversa às cegas, os voluntários se encontram pessoalmente com seus interlocutores e descobrem que seus pares são pessoas com síndrome de Down. As duplas têm 99% das coisas em comum, exceto por uma: o cromossomo.
No final, o filme questiona: "Si tenemos tantas cosas en común, ¿por qué dejamos que solo un cromosoma nos separe?".
O aplicativo e o teste fazem parte da campanha "#QueNadaNosSepare", criada para a entidade Down Espanha e que marca o Dia Mundial da Síndrome de Down (celebrado neste domingo, 21).
Ficha Técnica:
Campaign title: Que nada nos separe (Let nothing come between us)
Agency: Contrapunto BBDO
Executive creative director: Tomás Ferrándiz
Creative director: Eva Crespo
Art director: Alba Da Virgi
Copywriter: Alba Jordan
Director of strategy and communication: Bibiana Del Alcázar
Account supervisor: Bryan Chamadoira
Account executive: Júlia Xifra
Down España team: Beatriz Prieto and Marta de la Fuente
Production house: Blur Films
Directors: Marc Corominas and Gonzaga Echegaray
Executive producer: Laia Vidal
Producer: Olga Valiño
App development and postproduction: Glassworks