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Netflix perde assinantes pela 1ª vez desde 2011
Os resultados do primeiro trimestre da Netflix mostram que a companhia está vivendo um período difícil no concorrido mercado de streaming de vídeo. Divulgado nesta terça-feira, 19, o relatório para acionistas aponta queda de assinantes pela primeira vez desde outubro de 2011.
A Netflix informou que perdeu 200 mil assinantes globalmente, em comparação ao trimestre anterior. A previsão da plataforma é que o prejuízo seja maior no segundo trimestre de 2022, com uma queda estimada em 2 milhões, mesmo com a chegada de produções muito aguardadas, como a nova temporada de “Stranger Things”, que estreia em 27 de maio.
A base global da Netflix é de 221,6 milhões de assinaturas. Ela continua sendo a líder do mercado. Com os resultados, as ações da companhia caíram mais de 20% na bolsa.
A receita do primeiro trimestre subiu 10%, atingindo US$ 7,87 bilhões. O desempenho está um pouco abaixo das previsões de Wall Street, que estimavam US$ 7,93 bilhões.
Uma das razões para a queda, de acordo com a companhia, é o largo número de casos de compartilhamento de contas. A Netflix calcula que, além da base que paga pelo serviço, seu conteúdo é visto em mais de 100 milhões de lares que pegam a conta emprestada de parentes ou amigos. Nos EUA e Canadá, esse número chega a 30 milhões, projeta a empresa.
A concorrência é também um fator, mas a Netflix aponta que os dados da Nielsen mostram que a audiência se mantém estável, apesar de mais players disputaram a atenção – e as assinaturas – do público.
A guerra na Ucrânia teve influência, de acordo com a companhia. Com a suspensão do serviço na Rússia em março, a plataforma perdeu 700 mil assinantes. A Netflix conseguiu, no entanto, adicionar 500 mil assinaturas em outros mercados.