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Queda ‘menor que a esperada’

WPP tem prejuízo de £ 2,8 bi mas prevê recuperação

12.03.21

O Grupo WPP revela ter registrado prejuízo de £ 2,79 bilhões (US$ 3,89 bilhões) no ano de 2020, além disso, o número de funcionários da holding caiu de 106.478 em 2019 para 99.830 no final de dezembro do ano passado, perda de 6.648 profissionais.

Excluído o encargo de depreciação, de £ 3,1 bilhões, o WPP obteve lucro operacional de £ 1,26 bilhão, o que significa queda de 19% em relação ao resultado de 2019.

O grupo também informa que melhorou seu balanço patrimonial aumentando o fluxo de caixa e reduzindo a dívida líquida.

Mark Read, executivo-chefe do WPP, está otimista com os resultados e com a recuperação da crise provocada pela Covid-19, já que o declínio da receita foi menor no quarto trimestre e o ano acabou sendo "melhor do que o inicialmente temido".

As receitas anuais menos custos de repasse caíram 8,2%, para £ 9,76 bilhões em 2020 - com um declínio de 6,5% no quarto trimestre em comparação a 7,6% no terceiro trimestre e 15,1% no segundo trimestre.

"A demanda dos clientes por soluções simples e integradas, que combinem criatividade excepcional com dados sofisticados e capacidade de tecnologia, tende apenas a crescer e, embora as incertezas permaneçam em torno do impacto da implantação da vacina e do crescimento econômico, continuamos esperando que 2021 seja um ano de sólida recuperação", declara Read.

Em relação ao desempenho do WPP em diferentes regiões, na América do Norte foi registrada queda de 5,8% em 2o20, na Europa Ocidental de 8,1% (no Reino Unido, especificamente, a receita caiu mais, 10,5%) e no restante do mundo, incluindo Ásia-Pacífico, o tombo foi de 10,3% no ano passado.

Na base anual, o WPP teve o terceiro melhor desempenho dos seis grandes grupos de agências durante a crise do coronavírus, embora alguns de seus rivais usem metodologias diferentes para calcular as receitas.

O WPP ficou atrás do Interpublic (queda de 4,8%) e do Publicis Groupe (menos 6,3%), mas à frente da Havas (queda de 9,9%), Omnicom (menos 11,1%) e Dentsu (queda de 11,1%).

Queda ‘menor que a esperada’

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