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Mascote da Casas Bahia vira jovem
O Bahianinho, mascote da rede varejista Casas Bahia, assume um novo papel institucional e passará a ser conhecido como CB.
O personagem, que antes era representado pela figura de uma criança, agora se torna um adolescente, em um redesign criado pelo estúdio Miagui, além de assumir o papel de porta-voz da marca.
A proposta, segundo a gigante do varejo, é que ele traga uma "linguagem leve, animada e expressiva", sempre iniciando seus vídeos com uma apresentação em Libras, a fim de reforçar a preocupação com a inclusão.
Para apresentar o novo mascote, a Y&R Brasil criou campanha, que conta com o filme "Quero ser grande" (assista abaixo). O comercial chega à telinha neste domingo (18).
Como parte da estratégia de lançamento, nas redes sociais o Bahianinho tradicional está registrando em posts uma viagem que está fazendo pelo Brasil. A jornada mostra como a Casas Bahia mudou. O mascote conclui que, assim como a rede, ele "também quer crescer", percebendo que "quer influenciar as pessoas falando sobre temas relevantes e levantando a bandeira da sustentabilidade".
"Para mostrar como o Bahianinho cresceu e se tornou o CB, criamos uma história em que o personagem antigo se depara com todas as mudanças que estão acontecendo com a marca e percebe que precisa evoluir para fazer parte dessa transformação", pontua Cristian Santoro, ECD da Y&R.
"Além dos filmes, planejamos uma série de conteúdos em que vamos mostrar a jornada do CB pelo Brasil se encontrando com vários personagens que vão ajudá-lo na missão de se tornar um 'influencer' digital que conhece de perto o Brasil e o brasileiro", completa Santoro.
Criado em 1960, o personagem já foi repaginado algumas vezes. Dessa vez, o CB se transforma em um jovem hiper conectado e ativista em causas ambientais, sociais e de sustentabilidade. Como porta-voz da marca, o mascote tem a missão de prestar assistência aos clientes e traduzir a linguagem digital para os mais velhos.
"A nova fase da marca exige um porta-voz que personifique nossos valores. Transformar o Bahianinho no jovem CB permitirá que ele se comunique com os clientes e que também atue como mais um ponto de humanização no relacionamento com o consumidor e aborde diferentes temas, como tecnologia e sustentabilidade", diz Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.
"O CB é um jovem moderno e ativista que não só vai ser o porta-voz da marca, mas vai também prestar uma verdadeira assistência na jornada de compra do consumidor, dando dicas sobre produtos e serviços", completa Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo.
Em 2015, o estúdio Miagui já havia assinado uma releitura do personagem para uma campanha de games. Esse projeto serviu como ponto de partida para a nova fase. "Nossa abordagem foi manter a essência do personagem original, incorporado em uma linguagem mais moderna, lúdica e hiper-realista, inspirada por produções high end de estúdios como Disney e Pixar", comenta Cássio Braga, diretor criativo do Miagui.
De acordo com o diretor, a ideia foi restabelecer o CB com características mais inclusivas, plurais e com a "cara dos brasileiros", seguindo o novo posicionamento da marca (leia anteriores sobre o assunto aqui e aqui).
O esforço também contará com uma outra ação para o meio digital, chamada "Evolução", uma cocriação entre Miagui e Y&R, e que será lançada no dia 20 nas redes sociais da Casas Bahia. As peças mostrarão a evolução da criança para o adolescente CB.
Ficha Técnica (Lançamento CB):
Cliente: Casas Bahia
Campanha: Lançamento CB
Agência: Y&R Propaganda
VP de Criação: Rafael Pitanguy
Direção Geral de Criação: Cristian Santoro
Direção de Criação: Tiago Barreto e LP Andrade
Criação: Thiago Lopes, Vinicius Noronha, Danilo Spinussi, Nicolas Salvador e Lucas Lazzaro
Atendimento/Projetos: Sandra Borges, Vanessa Silva e Karina Côrrea
Planejamento: Paulo Vita, Marcelo Bazán, Larissa Maida, Simone Bispo e Giulia Arruda
Mídia: Glaucia Montanha, André Sobral e Ricardo Victor
Produção (RTV): Glauco Gomes e Reinaldo Brasil
Produtora: Miagui
Produtora de som: Loud
Aprovação Cliente: Ilca Sierra, Amanda Couto, Letícia Oliveira, Gabriel Ribeiro e Gilberto Canuto
Ficha Técnica (Redesign CB):
Cliente: Via Varejo - Casas Bahia
Produtora: Miagui - Creative Production Studio
Direção: Cássio Braga
Concepção: Cássio Braga e Ismael Ramos
Atendimento: Daniela Sostisso e Cristiane Correa Ramos
Gerente de projetos: Jéssica Rodrigues
Supervisão 3D, modelagem e lookdev: Ismael Ramos
Rigging: Thiago Valentim, Ismael Ramos
Pós-produção: Daniel Zimmer e Fernando Teixeira Rohde
Ficha Técnica (Animações - Quero Ser Grande e Evolução):
Cliente: Via Varejo - Casas Bahia
Agencia: Y&R
Produtora: Miagui - Creative Production Studio
Direção: Cassio Braga e Carlos Kulpa
Atendimento: Cristiane Correa Ramos e Daniela Sostisso
Gerenciamento: Jéssica Rodrigues
Assistente de Direção: Marco Antônio Sesterhenn Jr
Storyreel: Chico Zullo
Supervisão 3D: Ismael Ramos
Modelagem e lookdev: Ismael Ramos, Matheus Abraham Alves, Miguel Alves Giffu, Fagner Pereira Nogueira e João Neto
Rigging: Thiago Valentim e Ismael Ramos
Supervisão de Animação 3D: Hannry Pschera
Animação 3D: Hannry Pschera, Christian Weckl, Ismael Ramos, Jonathan Edward, Jonathan Souza, Leonardo Felix, Leonardo Puccinelli Paul, Matheus Caetano, Michael Carlos, Michael Carlos, Miguel Alves Giffu, Vinicius Ribeiro
Ilustração 2D: Gabriela Marchioro e Paulo Campos
Animação 2D: Chico Zullo, Combo Studio e Danila Ribeiro da Silva
Motion: Daniel Rocha
Pós-produção: Daniel Zimmer, Fernando Teixeira Rohde e Rafael Ciancio Pagini
Edição: Carlos Kulpa e Daniel Rocha
Áudio: Loud