Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Cenp-Meios divulga investimentos em mídia em 2019
Foram investidos R$ 17,5 bilhões em compra de mídia no Brasil em 2019, segundo o Cenp-Meios, revelados nesta quarta-feira pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).
O levantamento anual anterior, que apurou os investimentos em 2018, detectou aportes de R$ 16,5 bilhões naquele ano. No entanto, a pesquisa feita naquela ocasião tinha como base dados das 78 agências com maior faturamento do Brasil (leia aqui).
Já a nova rodada anual, com os números referentes às compras de mídia de 2019, conta com um painel bem maior: de 226 agências - mesmo número de participantes do estudo divulgado em janeiro pelo Cenp, com dados de compra de mídia entre janeiro e setembro de 2019 (leia aqui).
Apesar de ter mantido a liderança na captação das verbas no ano passado, a TV aberta segue com ligeira queda no share, com 52,8% em 2019 (em comparação aos 53% de participação entre janeiro e setembro de 2019). Em relação ao ano de 2018, a redução na participação é maior: o share do meio foi de 58,3% naquele ano.
Já a mídia digital, que aparece em segundo lugar, subiu de 20,7% de participação de janeiro a setembro de 2019 para 21,2% de share no ano. Em 2018, a participação do meio foi menor: 17,7%.
Mídia out of home, que respondeu por 10,7% dos investimentos nos três primeiros trimestres do ano, fechou o ano com uma participação de 10,5% (versus 7,7% em 2018).
TV por assinatura ficou com 6,9% em 2019; rádio, 4,4%; jornal, 2,7%; revista, 1%; e cinema, 0,4%.
Confira, na imagem acima, o share de cada meio, no ano de 2019.
Leia anterior, com dados entre janeiro e setembro de 2019, aqui. Veja também os dados do Cenp-Meios relativos ao ano de 2018, aqui.