arrow_backVoltar

Cenp e Kantar

Investimento em mídia via agências, em 2023

02.05.24

Com o apoio da Kantar Ibope Media, o Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) apresenta uma projeção sobre os investimentos em mídia do mercado publicitário brasileiro feitos por meio de agências de publicidade, apontando para um volume de R$ 57,5 bilhões movimentados pela indústria em 2023.

Chegou-se ao valor a partir da combinação de dados fornecidos por 336 agências de publicidade ao Cenp com tabulações da Kantar, que acompanham a veiculação das 4 mil agências que existem no Brasil. A metodologia foi desenvolvida por Marcelo Coutinho, consultor do Cenp e professor da EAESP-FGV.

Foram feitas tabulações separadas, uma na base das veiculações contabilizadas pela plataforma de Investimento Publicitário da Kantar Ibope Media, dos valores brutos (preços de tabela), englobando somente as agências que fazem parte do Cenp-Meios e outra, com as demais agências.

Os dados indicaram que as agências que fazem parte do Cenp-Meios participam com 49,5% do investimento bruto, contra 50,5% das demais agências.

A projeção não leva em conta o investimento direto feito por anunciantes nos meios de comunicação sem passar por agências de publicidade.

Tivemos o cuidado de fazer a projeção do resultado por meio, já que sabemos que algumas negociações de campanhas envolvem diversas mídias e fazer um simples comparativo do desconto médio das agências para todos o os meios poderia ampliar eventuais distorções”, pondera Coutinho.

Confira, na imagem acima, a “Projeção de investimentos publicitários em mídia via agências de publicidade”, dividida por meios.

Cenp e Kantar

/