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FSB Comunicação vence maior licitação federal da história. Polêmica
A FSB Comunicação venceu licitação de R$ 60 milhões - a maior da história da União - promovida pelo governo federal para escolha de agência para promover a imagem de Jair Bolsonaro no exterior este ano, segundo Johanns Eller, na coluna de Malu Gaspar, em O Globo.
Em dezembro, Eller já havia adiantado que a FSB era a única concorrente que atendia às regras do edital, o que levantou "suspeitas de direcionamento por parte do Tribunal de Contas da União", uma vez que o certame exigia que as participantes comprovassem experiência de 36 meses, no mínimo, na realização de 70% dos serviços listados no edital - a maioria se referia a tarefas prestadas para o poder executivo federal.
Em janeiro, na etapa de classificação, um erro na soma das notas finais durante a abertura dos envelopes classificou indevidamente a Approach, fazendo parecer que a concorrência havia sido mais apertada do que de fato era. Além disso, foi questionado o briefing da licitação, que prevê que a agência vencedora "apresente ao mundo" o modelo de gestão de Bolsonaro, destacando seu "zelo pela democracia e a institucionalidade".
Com isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu, duas vezes, a suspensão da licitação por "indícios de direcionamento". O ministro relator do caso, Walton Alencar, chegou a admitir irregularidades no contrato, mas não suspendeu a concorrência.
Leia a coluna de Malu Gaspar no Globo, na íntegra, aqui.