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Carrefour Brasil anuncia aquisição do Grupo Big
O Carrefour Brasil anuncia nesta quarta-feira (24) acordo para compra do Grupo Big, por R$ 7,5 bilhões. Com o movimento, a rede varejista pretende ampliar sua presença em regiões como Nordeste e Sul.
O Grupo Big, que anteriormente atuava no país sob a marca Walmart, possui uma rede de 387 lojas e registrou um volume de negócios em 2020 de R$ 24,9 bilhões. O Carrefour Brasil possui 489 unidades no país e afirma que atende atualmente 45 milhões de clientes.
"A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil e ampliará a sua base de consumidores com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo Big", afirma o Carrefour.
Para a rede varejista, a compra oferecerá "vantagens importantes" a partir do primeiro ano, que será reforçada "progressivamente até alcançar uma contribuição líquida no lucro operacional líquido de R$ 1,7 bilhão adicionais por ano, três anos após a transação”, segundo o Carrefour.
A operação ainda precisa da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e dos acionistas do Carrefour Brasil.
A expectativa é de que a transação seja concluída em 2022.
Em novembro de 2020, o Carrefour foi alvo de diversos protestos contra racismo no Brasil depois que João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, foi brutalmente espancado durante mais de cinco minutos por seguranças brancos de um supermercado da rede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, agressão que terminou com sua morte (leia aqui).
Dias depois, o Grupo Carrefour Brasil anunciou a criação de um fundo de R$ 25 milhões para "lutar pelo combate ao racismo estrutural no país e promover ações afirmativas para a inclusão social e econômica de negros e negras na sociedade" (aqui) e a formação de um comitê externo sobre diversidade e inclusão (aqui).