Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Motel 6 rompe com The Richards Group
Motel 6, cliente do The Richards Group há 34 anos, encerrou a parceria após uma suposta observação de Stan Richards, fundador da agência, que teria dito, durante uma reunião online, que uma peça publicitária era "muito negra" e não teria repercussão entre os "constituintes significativos da supremacia branca" do cliente, de acordo com o AdAge.
Motel 6 não confirmou as palavras que teriam sido ditas por Richards, mas se posicionou: "Estamos indignados com declarações feitas sobre o Motel 6 e nossos clientes por um membro do The Richards Group durante uma de suas reuniões internas. Os comentários não estavam apenas totalmente incorretos, mas também vieram em oposição direta aos nossos valores e crenças como organização. Ao tomar conhecimento dessas observações, encerramos nosso relacionamento com o The Richards Group, com efeito imediato. Somos uma empresa que abraça a diversidade de todas as formas e temos uma política de tolerância zero para comentários de ódio de qualquer tipo, seja dentro da nossa organização, em fornecedores terceirizados ou em nossas propriedades. Continuaremos a trabalhar todos os dias para garantir que cada um de nossos hóspedes e funcionários seja tratado com o máximo respeito".
Segundo o AdAge, a declaração de Stan Richards teria ocorrido durante uma reunião interna remota em 8 de outubro, com a participação de cerca de 40 pessoas, para revisar uma ideia para uma campanha publicitária que celebrava artistas negros, informa a publicação, citando fonte que participou da videoconferência. De acordo com essa pessoa, Richards teria sido questionado por alguns participantes atordoados e teria desligado abruptamente, dizendo que precisaria ir para outra reunião.
A notícia do comentário teria se espalhado pela agência e os funcionários teriam cobrado uma ação. De acordo com fonte do AdAge, líderes da casa (incluindo o sucessor de Richards, Glenn Dady, diretor de criação), teriam se envolvido e estimulado Stan Richards a emitir um pedido de desculpas, o que ele teria feito no final do dia a alguns participantes da reunião.
Mas a pressão teria aumentado e, no dia seguinte, Richards teria se desculpado com toda a agência via Zoom, de acordo com três fontes. Elas, no entanto, consideraram que o pedido foi "breve" e "não autêntico".
O AdAge procurou a agência para comentar e o The Richards Group divulgou esta declaração de Stan Richards: "Na semana passada, estávamos revisando a criação para o que seria uma campanha multicultural para um de nossos clientes. Dois de nossos criativos, ambos brancos, apresentaram uma direção que achei não ser multiculturalmente inclusiva o suficiente. Eu me expressei mal e comentei usando palavras das quais me arrependo muito, incluindo três que eu nunca deveria ter dito: 'Está muito negro.' Para ser claro, porém, nunca usei calúnias raciais sobre qualquer grupo étnico, nem tolerei isso de ninguém ao meu redor. Essas palavras foram ditas inocentemente, mas feriram os membros de nossa equipe. Pedi desculpas por isso, como deveria. Tendo passado grande parte da minha vida adulta lutando contra o preconceito, eu deveria saber disso."
Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.