Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Marcas e atletas + mencionados nas redes sociais, segundo CP+B
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 somaram mais de 15 milhões de menções desde o início de julho nas redes sociais, de acordo com o report Radar Olimpíada, produzido pela CP+B Brasil.
O levantamento feito pela agência traz análises sobre o evento esportivo, com insights sobre o impacto dos Jogos realizados em Paris em relação às marcas, atletas, audiências e canais de veiculação.
Entre os dados apurados, em duas semanas, a Olimpíada alcançou 70% do número de menções relativas ao primeiro mês do BBB24 nas mídias sociais. O pico de conversas aconteceu quando a ginasta Rebeca Andrade conquistou a medalha de Ouro, com 1,96 milhão de menções totais no dia, sendo 540 mil sobre a atleta brasileira.
Entre os outros destaques do relatório, a Tilibra, apesar de não ter patrocinado o evento, ficou em primeiro lugar como a marca mais citada no período nas redes sociais, com 13 mil menções. Uma fotografia do surfista brasileiro Gabriel Medina nas ondas de Teahupo’o, nas oitavas de final, clicada pelo francês Jerome Brouillet (da Agence France-Presse) no dia 29 de julho, inspirou o público a pedir que a marca fizesse uma capa de caderno com a imagem - e a sugestão foi acatada pela empresa (leia aqui), gerando uma grande movimentação citando a Tilibra nas redes.
A segunda colocada foi a Riachuelo, no entanto, com maior volume negativo por conta dos uniformes usados pelos atletas durante os Jogos Olímpicos, com 11 mil menções. Em terceiro lugar aparece a Samsung, com 5 mil menções.
Em relação à mídia, a Globo segue com maior alcance dentro dos lares brasileiros, mas a Cazé TV conquistou as gerações mais jovens.
Considerando TV Globo, Sportv, Globoplay e Globo Esporte, 140,4 milhões de pessoas foram impactadas pelos conteúdos sobre a Olimpíada. Na TV Aberta, os jogos atingiram 81% dos lares brasileiros, de acordo com o report.
Já a Cazé TV registrou 41 milhões de dispositivos impactados pelos conteúdos sobre os Jogos Olímpicos. Somando YouTube, Instagram e TikTok, a cobertura ultrapassou os 5 bilhões de visualizações.
O relatório também elaborou um ranking dos atletas mais mencionados nas redes sociais, veja abaixo:
1. Rebeca Andrade - 3.131.072 menções
2. Gabriel Medina - 956.765 menções
3. Flávia Saraiva - 805.430 menções
4. Rayssa Leal - 760.539 menções
5. Beatriz Souza - 712.142 menções
Os dados do levantamento são referentes ao período que vai de 01º de julho a 12 de agosto e incluem menções no idioma português, publicadas no Instagram, Facebook, X, Pinterest, Reddit, Twitch fóruns, blogs e notícias.