arrow_backVoltar

Raízes Vivas

Vivo aborda preservação ambiental no Lollapalooza

18.03.25

A operadora Vivo aborda a questão da emergência climática no festival de música Lollapalooza Brasil 2025, com a campanha "Raízes Vivas", criada pela Africa Creative.

Parte da plataforma de sustentabilidade "Futuro Vivo", o esforço é norteado pela Sumaúma, árvore que chega a medir 60 metros de altura, sagrada para os povos originários da Amazônia, e é composto por filme (assista abaixo), além de ações e conteúdos que valorizam a potência da Amazônia (em ano da COP-30 no Brasil) para o equilíbrio do clima e da vida.

A narrativa do comercial explora os sons produzidos pelos sapopemas - estruturas das raízes da Sumaúma que emitem sons e eram utilizados pelos indígenas para se comunicar e produzir músicas. No filme, as vibrações extraídas por um indígena de um sapopema gigante na Amazônia encontram os sons celebrativos do festival.

O "squad" de "influenciadores" da Vivo para o festival irá receber peças produzidas por artistas amazônicos para compor os looks dentro do Lolla. Os criadores de conteúdo escolherão o que usar em um catálogo digital com peças produzidas por empreendedores da região Norte que produzem peças autorais e com materiais e modelos locais, em uma dinâmica chamada de “Os Escolhidos” (em vez dos famosos “Recebidos”).

A marca também lançará o "Tour Vivo Recicle", em cino lojas em São Paulo - Center Norte, Eldorado, Guarulhos, Interlagos e Morumbi - com dinâmica de descarte de lixo eletrônico e conquista de prêmios, incluindo ingressos para o Lolla.

A estratégia de influência da Vivo é assinada pela agência Spark.

Ativações

No lounge, a ambientação traz a imersão na floresta com a Sumaúma como protagonista. Uma tela de led dará a impressão de profundidade, com imagens da floresta. Uma ação de vídeo oportunity simula uma caminhada no meio da floresta com o auxílio de uma esteira. É possível participar também de um quiz sobre sustentabilidade para concorrer a brindes. Espaços de descanso e de recarga das baterias de celular estarão à disposição do público.

Na pista, a Vivo traz uma casa na árvore, que mescla cenografia digital com elementos que fazem referência à natureza amazônica. No térreo, ambientação com as raízes da Sumaúma e uma ativação que une um balanço com uma queda d’água, e que terá imagens formadas com água. No piso superior, os clientes deverão mostrar seu celular para usufruírem de ativações especiais, como salão de cabelo e maquiagem, massageadores elétricos e snacks.

Tanto na pista quanto no lounge, a Vivo convida o grupo paraense Gang do Eletro.

Ficha Técnica:

Agência: Africa Creative
Anunciante: Vivo
Produto: Festivais
Título: Sumauma

CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Mariana Sá
Direção Executiva de Criação: Rod Barbosa
Direção de Criação: Thiago Monteiro e Diogo Dutra
Criação: Adriano Nuevo, Mateus Martins, Bruno Ferreira, Julia Xavier, Mayara Sayuri Kimura
VP de Conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Aline Botelho, Sacha Brasil

CEO: Marcio Santoro
Co-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Camilla Steiman, Larissa Bertin, Barbara Passos
VP de Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Melchiori, Jefferson Mendes
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Anne Corbucci e Katiane Soares
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes
Insights - Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
Aprovação/cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Roberta Scola, Helen Oliveira, Fernanda Tavares

Produtora de imagem: Landia
Diretor de cena: Gui Bohn
Managing directors: Carol Dantas e Sebastian Hall
Produtora executiva associada: Valentina Baisch
Produtora executiva jr: Larissa Delfini
Ass. de produção executiva: Renan Coutinho
Coordenadora criativa: Thayna Pacheco
Asst. Criativos: Ferpa Dias e Anna de Assis
Coordenação: Luciana Andrade e Cidy Campos
Facilities: Neia Santos
HR / DE&I: Samuel Mendes
1º assistente de direção: Ju Cretela
2º assistente de direção: Patricia Soares
Diretor de fotografia: Fabio Politi
Diretor de produção: Marcos Teshima
Assistentes de produção: Livia Santos e Larissa Weichsler
Line producer: Marcelo Maximo (Mazão)
Produtor (Alter do Chão): Daniel Gutierrez Govino
Produção de elenco São Paulo: Alice Wolfenson e Neto
Produção de elenco Belém: Amanda Rabelo
Equipe de plateau e logística floresta: Associação de Moradores de Jamaraquá (ASMOJA)
Catering e base de produção: Restaurante da Conce Jamaraqua
Elenco: Mauri William e Aila Vitória
Figurinista: Armando Algo
Make/hair elenco: Veruska
Coordenação de pós-produção: Jamila Ambar e Elton Bronzeli
Montadora: Fernanda Krumel
Montador reduções: Wellington Martinelle
Assistentes de pós produção: Gabriel Ferreira (Pinda), Ivan Gomes, Matheus Pizani, Renan Prado e Filipe Rizzo
Color: Erick Moraes
Pós produção: Globetrotter
Acervo figurino / objeto / arte: Utimura

Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas, Aloizio Lows e Luna França
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

Clube de Criação 50 Anos

Raízes Vivas

/