Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasil é + premiado no vôlei que no futebol
A Havas Sports & Entertainment (HS&E), divisão do grupo Havas especializada em marketing esportivo e de entretenimento, divulga o estudo Nations of Sports, que avalia a performance de 131 países em ranking de medalhas em 52 esportes.
A pesquisa leva em consideração todas as modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) além de esportes automotores.
A classificação geral posiciona o Brasil em 26º lugar com 60 pódios, sendo 15 medalhas de ouro.
O futebol não é o esporte que gerou mais títulos ao país. No último estudo, o vôlei conquistou nove medalhas (duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze), contra cinco no futebol (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze).
Na América Latina, o Brasil é superado pela Colômbia e México. Por outro lado, o país tem o melhor desempenho em modalidades variadas, tendo conquistado nove medalhas de ouro em diferentes esportes, como futebol, vôlei, handebol, skate, surf, caratê, tiro, natação e atletismo.
Mexicanos e colombianos concentram seus resultados em uma única modalidade: boxe e patinação, respectivamente.
Essa constatação é altamente positiva para um país que vai sediar Jogos Olímpicos, já que revela nossa capacidade de conquistar medalhas em diversas modalidades. Mais do que isso, serve de estímulo para investimentos privados e estatais em outros esportes, além do futebol, ressalta Eduardo Corch, diretor da HS&E no Brasil.
No ranking geral, os EUA ocupam a primeira posição, seguidos pela China, Rússia, Alemanha e França.
O estudo é realizado anualmente desde 2005. A performance brasileira não sofreu alterações significativas nestes cinco anos, ficando sempre entre 20º e 26º lugar.
A pesquisa mostra todas as medalhas (ouro, prata e bronze) conquistadas pelos países em competições oficiais Jogos Olímpicos, campeonatos mundiais e ranking mundial. A metodologia utilizada é a mesma do Comitê Olímpico Internacional (COI).