Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Threads vai batendo recordes
Em cinco dias, o ChatGPT atingiu um milhão de usuários ativos, base que o YouTube precisou de oito meses para conquistar – e o Facebook, 10. O Threads, aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram que vem sendo comparado ao Twitter, alcançou esse número em uma hora. O Twitter? Celebrou seu primeiro milhão de perfis após dois anos.
E assim o Threads, apresentado nesta quarta-feira, 05, vai abrindo espaço no cotidiano das pessoas. Em sete horas, eram 10 milhões os inscritos. Em 24 horas, 30 milhões.
Na manhã desta sexta-feira, 07, Mark Zuckerberg, CEO da Meta e primeiro usuário do novo app, anunciou que a base tinha superado os 70 milhões. No final do dia, o número bateu 75 milhões. Pelo ritmo rápido de adesão demonstrado, estima-se que dentro de poucos dias sejam 100 milhões os usuários.
Para comparar, o ChatGPT atingiu essa base em dois meses. O TikTok em nove. E o Instagram em dois anos e meio. Hoje, a plataforma de fotos e vídeos da Meta conta com mais de 1,6 bilhão de pessoas inscritas.
Esse é o grande diferencial do Threads sobre a ferramenta de IA generativa mais popular do mundo. Enquanto o ChatGPT construiu sua base “do nada”, a nova plataforma da Meta se vale dos usuários do Instagram. São eles que podem entrar na rede.
A palavra “rapidez” também pode ser aplicada a algumas personalidades e marcas que aderiram à novidade. No mundo das celebridades, Paris Hilton foi destacada pelo próprio Threads. Por aqui, Anitta foi uma das artistas que logo explodiu em seguidores.
Entre os anunciantes, nos EUA, o app Lyft logo se comparou a um de seus concorrentes, o Uber, por meio de múltiplos posts no Threads. Algumas marcas fizeram trocadilhos e brincadeiras com o nome da plataforma, caso de Amazon, Dunkin e Wendy’s.
A Netflix, que teve acesso antecipado, postando desde a terça-feira, escreveu algo como “y’all okay???”. Plataformas de streaming como Spotify e Peacock (da NBCUniversal) replicaram negativamente. A HBO, por sua vez, escolheu a imagem de Kendall Logan, personagem da bem-sucedida série “Succession” (encerrada neste ano), para se expressar com o seguinte texto: “Any other social media gremlins get this call today?”. Na foto, Kendall (interpretado por Jeremy Strong) está ao celular e a legenda diz: “Fucking get on it. Figure it out”.
No Brasil, a Mynd realizou cedo sua primeira campanha na plataforma. Intitulada #CIFnoThreads, a ação desenvolvida para a marca da Unilever foi deflagrada na manhã da quinta-feira. Foram envolvidos no projeto os influenciadores Babu Santana, Thelma Assis, Nah Cardoso, Pequena Lo, Ivan Baron, Jessi Alves, João Luiz Pedrosa e Preta, do perfil "Preta Demais".
O Bradesco estreou na rede para anunciar uma parceria com Alok por meio de troca de mensagens entre o banco, o artista e a Ágora Investimentos. A diretora de marketing do Bradesco, Nathália Garcia, afirmou que o Threads é um novo canal de comunicação com os consumidores. “Não bastava apenas criar mais um perfil em uma nova rede social. Queremos chegar engajando, gerando conversas e trazendo novidades”, declarou.
O Clube de Criação também está lá: https://www.threads.net/@clubedecriacao.
Isso é apenas o começo do Threads, que, por enquanto, não tem anúncios. Representantes da Meta, porém, estão conversando com agências e marcas sobre a plataforma. Em uma apresentação, a qual AdAge teve acesso, a Meta destaca que sua rede pode se tornar o novo Twitter. A big tech ressaltou que as mesmas diretrizes que orientam o Instagram estão sendo aplicadas no novo app. Aparentemente, a Meta está primeiro buscando aprimorar alguns recursos antes de se abrir para a publicidade como acontece nas demais redes sociais.
O Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.