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Campanha mostra como cigarro pode afetar saúde mental dos jovens
A Food and Drug Administration (FDA) destaca os efeitos nocivos do tabagismo no bem-estar mental dos adolescentes, em campanha criada pela FCB de Nova York.
O primeiro filme (assista abaixo) mostra um leilão em que jovens fumantes oferecem itens intangíveis como '“tranqüilidade” e “capacidade de concentração” em troca de cigarros. A peça termina com a afirmação Cigarettes can lead to anxiety".
No segundo comercial, "Said Every Smoker Ever" (veja abaixo), um adolescente tenta racionalizar o uso de cigarros, alegando que vai parar antes de ficar viciado. Ao longo do filme, a voz do adolescente é substituída pela de fumantes mais velhos que desmentem as declarações do mais novo.
Além dos comerciais para mídia digital, o esforço é composto por peças para rádio. A campanha integra a plataforma “Real Cost” da FDA, lançada pela primeira vez em 2014 para abordar a questão do tabagismo entre os jovens.
Quatro anos atrás, a agência mudou o foco da plataforma para alertar para os perigos do vaping. No entanto, a nova campanha volta a atenção para os cigarros. Em 2022, cerca de um em cada seis alunos do ensino médio, 16,5%, relatou uso atual de um produto de tabaco, de acordo com dados do CDC, que informa existir uma "forte relação entre o tabagismo juvenil e depressão, ansiedade e estresse".
“A Geração Z está muito disposta a se envolver em conversas sobre sua saúde mental, portanto, apresentá-los à ciência sobre abstinência de nicotina, desejos de cigarro e ansiedade provavelmente ressoará com eles de maneira significativa”, argumenta Kathy Crosby, diretora do Centro de Comunicação e Educação em Saúde dos Produtos do Tabaco.
“A maioria dos jovens fumantes vive com a ilusão de que pode fumar casualmente e permanecer imune aos riscos da dependência da nicotina”, acrescenta Gary Resch, diretor executivo de criação da FCB NY. “Esta campanha transforma essa ilusão em desilusão, usando as vozes arrependidas de fumantes mais velhos que também negaram quando eles próprios eram adolescentes”.
Na ficha técnica está o brasileiro Gabriel Schmitt, co-chief creative officer da FCB de Nova York.
Ficha Técnica:
Agency: FCB New York
Gabriel Schmitt, Co-Chief Creative Officer
Michael Aimette, Co-Chief Creative Officer
Gary Resch, EVP, Executive Creative Director
Seth Kelly, SVP, Creative Director
James Meiser, Associate Creative Director
Scott Karambis, SVP, Group Strategy Director
Alison Smith, Senior Strategic Planner
Suzanne Santiago, EVP, Managing Director
Dimas Adiwiyoto, SVP, Group Account Director
Colin Ferguson, Account Director
Jared Shell, VP, Account Director
Natalie Costa, Management Supervisor
Sammie McCormick, Account Supervisor
Production
Kelly Fagan, Executive Producer
Frances Edwards, Senior Producer
Janice Katz, Director of Business Affairs
Project Management
Nick King, Associate Program Director
Samantha Sam, Senior Project Manager
Editorial
Mary Day, VP, Editorial Director
Barbara Norton, Editorial Proofreader
Editorial – Cartel
Graham Chisolm, Editor
Adam Robinson, Editor
Andrea Norby, Assistant Editor
Caylee Banz, Producer
Lauren Bleiweiss, EP, Managing Director
Production – RESET Content
Yann Demange, Director
Dave Morrison, Managing Director
Jen Beitler, Executive Producer
Michael Garza, Executive Producer
John Moran, Head of Production
James Graves, Producer
Dana Palombi Marcus, Production Supervisor
Music – JSM
Joel Simon, CEO/CCO
Jeff Fiorello, VP, Executive Producer