Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Heineken quer redefinir 'torcecdor radical'
Na Europa, a marca de cerveja Heineken pega carona na Eurocopa - UEFA, que entra na fase elimitarória, com a campanha "Cheers To The Real Hardcore Fans", criada pela LePub.
No centro do esforço está um comercial para TV e mídia digital (assista abaixo), dirigido pelo australiano Mark Molloy, inspirado em torcedores reais e procura redefinir o que significa ser um “verdadeiro torcedor hardcore”, afastando-o da imagem daqueles que têm comportamentos negativos, e mostrando-os como aqueles que tornam o espaço mais positivo e acolhedor para desfrutar do futebol juntos.
“Há uma minoria de torcedores de futebol que pode manchar o jogo para todos os outros, dando má fama aos torcedores ‘hardcore’”, lamenta Nabil Nasser, head global da marca Heineken. “Mas esses poucos problemáticos não representam a maioria. Nossa nova campanha é uma reviravolta espirituosa no estereótipo de ‘fã hardcore’, mostrando, em vez disso, como realmente é o torcedor radical, celebrando o grupo diversificado de pessoas que realmente vive e respira o esporte de uma forma positiva e às vezes peculiar.”
Virgil van Dijk, capitão da seleção masculina da Holanda, junta-se à atual "embaixadora" da marca e jogadora de futebol britânica Jill Scott na campanha. A proposta é destacar a devoção que esses fãs mais "hardcore" têm ao apoiar o jogo de futebol de seu clube.
“A Heineken assumiu mais uma vez uma postura criativa clara, afastando-se de qualquer autocelebração da marca, concentrando o seu compromisso na comunidade. O futebol visto pelas lentes de seus torcedores muda a perspectiva”, observa Bruno Bertelli, CEO global da LePub, CCO global da Publicis Worldwide, CCO da Publicis Grupo Itália.
Ficha Técnica:
Client Heineken
Head of Global Heineken & Amstel Brands: Nabil Nasser
Global Communication Director: Daniela Iebba
Global Digital Director: Rob van Griensven
Global Communication Managers: Guilherme de Marchi Retz, Lizzy Wakkie – van de Venn, Elena Marcos Izquierdo
Global Digital Manager: Bob van Iersel
Global PR Lead: Jonathan O’Lone
Global Sponsorship Manager: Thomas Mulders
Agency: LePub
Global CEO LePub, CCO Publicis Worldwide: Bruno Bertelli Global Chief Creative Officer: Cristiana Boccassini
Chief Creative Officer: Mihnea Gheorghiu
Executive Creative Director: Eoin Sherry
Creative Directors: Marie Poumeyrol, Nick Bakshi Associate Creative Directors: Adina Cirstea, Daniele Tesi Global Head of PR & Communication: Isabella Cecconi
PR Manager: Eleonora Botta
Chief Strategy Officer: Sol Ghafoor Groupe Strategy Director: James Moore Director of Comms Planning: Shane Roche
Global Data Strategy Director, Data & Culture Lab: Ilko Petkov Global Client Service Director: Shirine Aoun
Client Service Director: Davide Corti
Group Account Director: Giulia Melegati
Account Supervisor: Marta Dell’Adami Account Executive: Francesca Gatti
Junior Account: Chiara Allievi
Chief Production Officer: Francesca Zazzera TV Producer: Margherita Fonseca
Post Production Producer: Sabrina Sanfratello
Key Visuals & Digital Amplification Creative Directors: Marie Poumeyrol, Nick Bakshi Associate Creative Directors: Adina Cirstea, Daniele Tesi Art Director: Nicolò Pavin
Copywriter: Mattia Pavin
Junior Art Director: Luca Nante
Art Buyers & Producers: Caterina Collesano, Luca Casieri, Cinzia Morandi
Director: Mark Molloy
Production Company: SMUGGLER
UK Managing Director & Executive Producer: Fergus Brown Producer: Gustav Geldenhuys
Production Manager: Sidney Arthur
Line Producer (Local): Mel Charrington Production Manager (Local): Nikki Geater DOP: Mattias Rudh
1st AD: Wendy Alport
Edit House: Work LA
Edit Producer: Ashley Bauchman
Editor Director’s Cut: Stu Reeves
Editor: Fabrizio Squeo
Post Production: Prodigious
Post Production VFX: GABHA Studios
Executive Producer: Dafydd Upsdell
VFX Lead: Christiant Dalberto
Colour Grading: Company 3 London
Colourist: Jean-Clément Soret
Colour Executive Producer: Ellora Soret
Colour Producer: Kerri Aungle
Post Audio: Disc To Disc Productions Milano
Sound Design & Mix: Antonio D’Ambrosio
Audio Producer: Paola Calovi
Music Search & Licensing Director: Stefan van der Wielen
Music Producers: Thomas Harmsen & Niels Docter