arrow_backVoltar

Realidade aumentada

Coca-Cola em campanha com foco no ano novo chinês

31.01.18

Na China, a Coca-Cola conta com dois personagens animados que sempre aparecem na comunicação da marca na comemoração do ano novo chinês. Eles são inspirados em bonecos de barro, uma tradição da arte popular local.

Este ano, os personagens saltam do rótulo de uma garrafa do refrigerante e inspiram diversão e amor em um jantar em família, onde todos estavam concentrados em seus próprios celulares, em comercial criado pela McCann de Xangai (assista aqui).

Há também um elemento de tecnologia, uma animação de realidade aumentada entregue via Alipay, aplicativo de pagamento móvel, amplamente utilizado na China. Em duas semanas, mais de 6,6 milhões de pessoas assistiram à animação e receberam pequenas quantias de dinheiro pelo app, segundo informa a Coca-Cola.

O Alipay, do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, possui mais de 520 milhões de usuários. Todos os dias, as pessoas usam o app para digitalizar códigos QR e realizar pagamentos. Na campanha da Coca-Cola, o público também pode escanear os personagens, a partir dos anúncios ou das embalagens da bebida.

A digitalização das imagens desbloqueia a função de realidade aumentada do Alipay e as animações dos bonecos se misturam com cenas do mundo real vistas pelos usuários por meio da câmera do smartphone, semelhante ao funcionamento do game Pokémon Go.

Nas animações de realidade aumentada, os personagens lançam  bolas de neve ou abraçam as pessoas, desejando boas festas. Após a reprodução da animação, o usuário recebe um "envelope vermelho" com um valor que pode variar entre cerca de 1 centavo de dólar e US$ 15,50. A soma exata é uma surpresa. Oferecer envelopes vermelhos recheados de dinheiro é uma tradição durante o ano novo chinês, e eles se tornaram populares no mundo virtual da China também, como um tipo de cupom digital.

Além do filme para TV, a campanha da Coca-Cola na China conta com peças out of home, material para PDVs, cinema e estratégia digital - essa última assinada pela Isobar Xangai.

Com Creativity.

Realidade aumentada

/