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Realities no Twitter

Estudo mostra os tipos de ações de marcas preferidos na rede

17.02.22

Quem acompanha realities shows rotineiramente já sabe: para saber mais ou comentar ou rever momentos marcantes, o Twitter é a pedida. Ainda mais quando se trata do brasileiro, que tem paixão por esse tipo de programa a ponto de o BBB21 ter sido a atração de TV mais comentada do mundo no ano passado. Um estudo apresentado pelo Twitter nesta quinta-feira, 17, reforça essa percepção.

De acordo com a pesquisa, feita pela Mind Miners, a pedido do time de Marketing Insights & Analytics do Twitter Brasil, 91% dos usuários da rede no país afirmam que ela é uma extensão da experiência de assistir a um reality show.

E haja tweets. No ano passado, os realities foram tema da mesma quantidade de conversas que os Jogos de Tóquio, gerando o total de 1,83 bilhão de tweets no Brasil.

Os programas também proporcionam grandes oportunidades para as marcas se engajarem com o público pela plataforma. Fazer comentários sobre o episódio do dia é uma boa alternativa, mas os usuários preferem... um meme! Confira mais abaixo que tipo de tweets ou ações atraem mais quem está na rede.

Olho na TV e na plataforma

O estudo aponta que é no Twitter que a grande maioria das pessoas procura se informar sobre o que está acontecendo: é o que dizem 90% dos usuários no país. Os dados do levantamento também revelam que 91% dos brasileiros conectados no Twitter acompanham os momentos mais marcantes dos programas pela plataforma.

Quatro dos cinco programas de TV mais comentados na rede no Brasil em 2021 foram realities ou atrações em torno do tema. O primeiro lugar é do BBB21 (@bbb), seguido de A Fazenda 13 (@afazendarecord), Rede BBB (#RedeBBB), A Fazenda 12 e Fantástico (@showdavida).

O Twitter destacou que o consumo de conteúdo relacionado aos realities acontece antes, durante e depois da atração na TV. O conceito de segunda tela, portanto, não se adequaria ao comportamento atual do público, e sim de “duas telas”.

Outro levantamento, este em parceria com a Kantar, revelou quanto a relação entre o Twitter e as TVs é simbiótica. Isso porque a plataforma gerou audiência para os maiores realities em 2021: cerca de um quarto das exibições analisadas mostraram indícios de que parte da audiência dos programas foi gerada por meio do Twitter. Os trending topics, por exemplo, impulsionam essa audiência.

No BBB, 38% dos tweets geraram esse movimento de audiência para a TV. Uma ilustração para isso está na chamada “Prova do Anjo”, que acontece toda semana. Ela é realizada, em geral, durante o dia e pode ser vista ao vivo apenas para quem tem acesso pelo pay-per-view ou por flashes na programação do Multishow. Quem acompanha pela TV aberta, só pode desfrutar das disputas à noite. Tweets sobre a prova geram expectativa para a atração à noite. Por sinal, o Big Brother é assistido por 84% das pessoas que usam a plataforma no Brasil.

Marcas e as ações preferidas

As marcas podem construir uma boa conexão com o público ligado nos realities em diferentes momentos, não apenas na hora em que o programa estiver no ar. E as formas para impactar a audiência são variadas. De acordo com o estudo, 71% das pessoas consideram o Twitter a melhor plataforma para as marcas falarem sobre realities.

Além disso, 72% dos usuários se lembram de ações de marcas nesse tipo de atração. O estudo mostrou que o destaque ficou com Americanas. Ela é a primeira no Top of Mind (lista de marcas), com 30% e na resposta espontânea, com 23%.

Quais as formas preferidas de acompanhar o que as marcas tuitam sobre os realities? A maioria gosta de memes (57%). Falar sobre produtos é a preferência de 55% dos entrevistados. Comentários (51%), vídeos (49%) e ações especiais (48%) também estão na lista.

O que mais as marcas poderiam fazer? Mais ofertas de cupons de desconto para quem assistir ou comentar o programa seria uma boa estratégia (resposta de 66% dos entrevistados). No ano passado, a Lacta apresentou desconto depois que a participante Juliette comentou sobre um dos ovos de Páscoa exibidos no programa – as vendas se esgotaram rapidamente. Trazer mais ofertas exclusivas (65%), sorteios (58%) e produtos personalizados (38%) foram mencionados também, bem como a marca fazer mais comentários a respeito dos acontecimentos do dia ou criar ações com ex-participantes (31%).

A pesquisa foi feita com base em dados de novembro de 2021. Foram entrevistadas 1.000 pessoas maiores de 18 anos, pertencentes às classes ABC de todas as regiões do Brasil. Dentre os entrevistados, 700 usam o Twitter e 300 não usam.

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