arrow_backVoltar

Rebrand ou Dia da Mentira?

Volkswagen realmente está mudando nome para Voltswagen nos EUA?

30.03.21

Diversos veículos de imprensa estão noticiando que a divisão norte-americana da alemã Volkswagen estaria mudando de nome para Voltswagen, a partir de maio, como parte de uma estratégia do grupo para concentrar seu foco em veículos elétricos.

No entanto, segundo o AdAge, alguns sinais indicam que pode se tratar de uma ação da marca para o 1º de abril, Dia da Mentira.

A montadora divulgou nesta segunda-feira (29), nos EUA, um comunicado à imprensa em seu site, afirmando que o Volkswagen Group of America "está revelando a mudança oficial de sua marca nos EUA de Volkswagen of America para Voltswagen of America". Mas o texto estava incompleto e continha a data 29/04/21.

Posteriormente, a Volks retirou o comunicado e um porta-voz avisou que "não era para ter sido publicado". Vários meios de comunicação noticiaram, citando fontes anônimas que afirmaram que a mudança de nome estava realmente acontecendo.

Nesta terça-feira (30), a Volkwagen republicou o comunicado na íntegra e também começou a atualizar seus feeds de mídia social, incluindo este tuíte: "We know, 66 is an unusual age to change your name, but we’ve always been young at heart. Introducing Voltswagen. Similar to Volkswagen, but with a renewed focus on electric driving. Starting with our all-new, all-electric SUV the ID.4 - available today. #Voltswagen #ID4"

Quando questionado sobre o comunicado de imprensa, um porta-voz da VW of America disse: "Por causa do erro do site de mídia de ontem, nem todos os elementos planejados da mudança de nomenclatura foram finalizados, mas não havia sentido tentar esconder por mais um mês. No momento, estamos limitando as declarações ao comunicado de imprensa atualizado e esperamos fornecer comentários adicionais em breve."

Segundo o AdAge, nas redes sociais, alguns usuários foram céticos e relacionaram o comunicado ao Dia da Mentira. Para a publicação, "ceticismo é justificado, dada a forma como a notícia foi divulgada. Por um lado, se a VW estivesse fazendo um movimento dessa magnitude, parecia provável que a empresa disponibilizaria executivos para entrevistas. Na terça-feira de manhã isso não havia acontecido", observa. O veículo acrescentou que a "publicação de um comunicado de imprensa prematuro sobre um assunto tão importante também parece um pouco duvidoso".

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

Rebrand ou Dia da Mentira?

/