Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brinquedo chinês, vendido no Brasil, será recolhido nos EUA
A CPSC (Comissão de Proteção ao Consumidor de Produtos, na sigla em inglês), dos EUA, anunciou nesta quinta-feira (08) o recall de cerca de 4,2 milhões de unidades do brinquedo Aqua Dots, fabricados na China. Ao menos duas crianças nos EUA teriam sido intoxicadas com uma substância do brinquedo.
O produto é vendido no Brasil, importado pela Long Jump. A empresa afirmou que tomou conhecimento do recall pela imprensa e que os advogados estão reunidos para decidir que medidas adotar. No nosso país, o item custa cerca de R$ 20.
O brinquedo é composto por bolinhas coloridas usadas para criar figuras tridimensionais. Ao serem molhadas, as bolhinhas grudam umas nas outras. O conjunto é vendido em diversas versões.
Segundo a comissão norte-americana, as bolinhas são cobertas por uma camada de produto que as faz grudar umas nas outras. O produto pode causar intoxicação quando ingerido, levando a problemas respiratórios, espasmos e coma. O brinquedo é recomendado a crianças acima de 4 anos.
A produção de brinquedos na China foi alvo de diversos recalls este ano. No dia 1º , o jornal chinês "China Daily" informou que das 1.726 fábricas inspecionadas no país, 1.454 apresentaram algum tipo de irregularidade. As autoridades reguladoras do país destacaram 200 mil funcionários para inspecionar produtos como remédios, alimentos e brinquedos.
Em agosto, a gigante norte-americana Mattel retirou do mercado 18 milhões de brinquedos, incluindo bonecas Barbie e figurinhas do Batman, porque conteriam quantidade de tinta tóxica acima do permitido, além de peças perigosas para crianças (leia anterior sobre assunto aqui).
Com informações da Folha Online.