Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Adeus a Chadwick Boseman, mais Amazon, Fall Guys e “Tenet”
O Clubeonline traz mais uma lista de fatos, histórias e experiências que rolaram no mês que passou. Nem sempre são acontecimentos ligados à comunicação, mas, sim, são assuntos que podem alimentar debates, gerar insights, provocar reflexões ou inspirar o mercado.
Três dias antes de acabar agosto, o mundo se despediu do ator Chadwick Boseman, famoso como Pantera Negra, o super-herói negro e rei de Wakanda, história criada pela Marvel para os quadrinhos e que, transposta para o cinema, se tornou sucesso de bilheteria e crítica. As homenagens encheram as redes sociais, com posts feitos por personalidades as mais variadas, como Michelle Obama e Lázaro Ramos.
Desde janeiro, o Clubeonline está recapitulando fatos e histórias que aconteceram no mês. Confira cada uma das listas anteriores: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho.
- A morte do ator Chadwick Boseman, intérprete do personagem Pantera Negra, surpreendeu o mundo. Vitimado por um câncer aos 43 anos no dia 28, ele se tornou um ícone para crianças, homens e mulheres como um super-herói negro. Não apenas por ser um personagem com poderes extraordinários, mas por liderar um país fictício na África com riquezas e tecnologia que o tornariam uma super potência: Wakanda. Essa é a história criada pela Marvel, que se transformou em um filme, “Pantera Negra” (2018), que foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado na categoria “Melhor Filme” do Oscar 2019. O longa não levou a estatueta, mas a produção já se tornou um importante capítulo do cinema. Em Hollywood, havia um mito: o de que filmes com elenco constituído em grande parte por atores negros não teriam boa audiência (leia "Pantera Negra: bilheteria recorde e quebra de mito"). “Pantera Negra” amealhou US$ 1,3 bilhão pelo mundo, o que o coloca em 12º lugar na lista das maiores bilheterias do mundo de todos os tempos – o primeiro posto está com “Vingadores: Ultimato”, em que Pantera Negra volta a aparecer. A notícia da morte repercutiu globalmente. O tweet feito pela conta do ator, com o comunicado oficial, se tornou o que teve mais likes na história da rede, passando de 7,6 milhões. No Instagram, o post passou de 18,5 milhões de likes. Boseman estrelou outros filmes, como o mais recente de Spike Lee, "Destacamento Blood", na Netflix, em junho - a plataforma o destacou em seu balanço do segundo trimestre, indicando que já tinha sido visto por 27 milhões de famílias (confira aqui). Mas, sem dúvida, Pantera Negra é seu papel mais notório. Como tributo, a Marvel publicou um vídeo-homenagem que já tem cerca de 5,7 milhões de visualizações (veja mais abaixo). Nele estão cenas de bastidores das filmagens e comentários de atores da franquia e do produtor de “Pantera Negra”, Natan Moore, bem como o próprio Chadwick falando do personagem. O vídeo se encerra com a mensagem: “Você sempre será nosso rei”.
- A Amazon anunciou, em post em seu blog, a abertura de um supermercado inovador em Los Angeles, a Amazon Fresh. Os carrinhos da loja (Amazon Dash Cart) são equipados com tecnologia que identifica as compras, liberando o consumidor de passar por um caixa – e, assim, evitar filas. O sistema faz com que os itens sejam debitados no cartão de crédito assim que o cliente sai do local. A loja contará com a ajuda da Alexa para orientar os consumidores em suas compras. A disponibilidade de produtos se inspira na oferta da rede Whole Foods, que a companhia adquiriu em 2017. Medidas de segurança contra a covid-19 também foram adotadas, com a oferta gratuita de máscaras para quem solicitar. Aliás, por enquanto, o espaço estará aberto somente para clientes convidados – quem mora nos EUA pode solicitar um convite. A Amazon informa que, nas próximas semanas, a loja estará aberta para todos.
- Mas essa não foi a única novidade da companhia fundada por Jeff Bezos. Foi lançado um wearable para monitorar a saúde. É a Amazon Halo Band. Os sensores da pulseira, semelhante a diversos produtos de fitness, captam dados como temperatura, horas dormidas, frequência cardíaca e atividade física. Um recurso de áudio analisa a voz para apontar se o usuário está com energia, se está estressado ou abatido. Fotos podem avaliar se a pessoa está com excesso de peso (segundo a companhia, o critério de avaliação é médico). Os dados do usuário com essas informações médicas não são guardados, diz a empresa. A novidade foi anunciada via Twitter (aqui), com um vídeo mostrando como funciona. O preço, sem o desconto de lançamento, é de US$ 99,99. Há uma assinatura do serviço que sai por US$ 3,99 ao mês, o que permite a utilização das análises de massa corporal e tom de voz (veja mais aqui).
- O mercado de games tem visto fenômenos surgiram a todo instante, jogando expectativas para qual o próximo sucesso do segmento. Lançado no dia 04 de agosto, o Fall Guys: Ultimate Knockout, da britânica Mediatonic, já tinha 1,5 milhão de usuários nas primeiras 24 horas. Mas sua grande marca veio no dia 26. Foi quando o título se tornou o mais baixado do PS Plus, programa de assinaturas do PlayStation. O feito foi comemorado pela empresa no Twitter. A Sony, fabricante do console, não revela quantos downloads foram feitos. O game já vendeu mais de sete milhões de cópias para PC (via plataforma Steam). Fall Guys é um jogo do gênero battle royale, que reúne 60 jogadores simultaneamente (abaixo um trailer mostra um pouco do game). É uma batalha com personagens que parecem feijões ou jujubas que disputam uma coroa. O vencedor é aquele que restar de uma bateria de provas de eliminação, que pode incluir futebol, lógica, corrida. Já fizeram analogia com as Olimpíadas do Faustão e circula pelas redes um vídeo em que a voz do apresentador foi inserida nas cenas do game, como se ele estivesse narrando de verdade a disputa.
- “Tenet”, o aguardado novo filme de Christopher Nolan, estreou nos cinemas de alguns países no dia 26. E já amealhou US$ 53,6 milhões nos primeiros dias da estreia, informa o site Box Office Mojo. A Warner celebrou o resultado e seu presidente, Toby Emmerich, chegou a comparar o lançamento a uma maratona – e o desejo do executivo é que o filme fique um bom tempo em cartaz, à espera dos países abrirem seus cinemas (no Brasil, por enquanto, cinema é drive-in). O longa (veja trailer mais abaixo) era para ter sido lançado em julho, mas foi adiado devido à pandemia. Nos Estados Unidos, ele entra em cartaz nesta quinta-feira, 3, mas apenas em algumas cidades. “Tenet” é o primeiro grande lançamento da indústria a chegar aos cinemas, setor profundamente abalado em virtude da quarentena. Sua estreia nas salas gerou críticas por ser um desses títulos capazes de atrair muita gente ao local. Mas também houve quem defendesse a estratégia sob o argumento de que vale mais a pena se expor no cinema com um grande título do que voltar às salas para ver clássicos. No Brasil, a estreia está prevista para 24 de setembro.