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Recapitulando outubro

“Dreams”, usados na John Lewis, Mundial de LOL, OsGemeos...

04.11.20

Como tem feito desde janeiro, o Clubeonline traz uma lista de fatos, histórias e experiências que rolaram no mês recentemente encerrado. Nem sempre são acontecimentos ligados à comunicação. Recapitulamos assuntos que podem alimentar debates, gerar insights, provocar reflexões ou inspirar o mercado.

Em outubro, dentre os acontecimentos que separamos, estão a explosão de popularidade de um vídeo despretensioso do TikTok, o novo posicionamento da rede inglesa John Lewis em relação a roupas usadas e economia circular, o Mundial do LOL (League of Legends), as decisões do Oscar para os candidatos a estatuetas em 2021 e a volta dos museus com um fenômeno já despontando: a exposição dos Gêmeos na Pinacoteca.

Veja as listas com fatos e experiências recapitulados pelo Clubeonline ao final de cada mês: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

- Efeito “Dreams” – Um vídeo no TikTok com um homem em um skate tomando um suco enquanto desliza por uma estrada teve uma inesperada e surpreendente repercussão na internet. No início de novembro, a cena em questão, que trazia a singela mensagem de "morning vibe", tinha mais de 69 milhões de visualizações. Essa história começa nos últimos dias de setembro. Nathan Apodaca, 37 anos, hoje também conhecido por seu perfil @420doggface208, estava dirigindo seu carro quando este deixou de funcionar. Ele, então, pegou seu skate, que estava no veículo, pegou uma garrafa do suco de cranberry da marca Ocean Spray e fez o agora famoso vídeo em que faz um lip sync de uma música do Fleetwood Mac, “Dreams”. Quem não conhecia a canção de 1977 passou a conhecê-la, a tal ponto que ela ficou entre as mais tocadas nos serviços de streaming. Apenas em dois dias, as vendas da canção subiram 374% nos EUA, segundo a Nielsen Music/MRC. No dia 04 de outubro, o baterista da banda, Mick Fleetwood, fez sua versão no TikTok, atingindo mais de 16 milhões de views (posteriormente Mick e Nathan se encontraram, de forma virtual, claro). No dia 06, o CEO da Ocean Spray também pegou um skate e saiu andando, com o suco de cranberry, e fazendo a dublagem de “Dreams” (veja aqui, no Instagram). Nathan postou no dia seguinte sua viagem em um carro novo, dado pela Ocean Spray (aqui). O próprio TikTok se manifestou no dia 14. “No TikTok, a vibe de um criador pode inspirar um momento ressonante na cultura pop, espalhando-se da comunidade TikTok para o resto da internet e para o mundo real”, escreveu a empresa em blog oficial (leia aqui). Nathan fez parte do comercial da plataforma de vídeos nos EUA exibido na decisão da NBA. A companhia disse ainda que essa história é um exemplo perfeito de como o TikTok pode ser um catalisador para momentos de mudança de vida. “O vídeo original de Nathan (...) mostrou como o TikTok é o ponto de partida para tendências que tomam conta de toda a internet. A forma como essa tendência se acelerou e atingiu a cultura popular se deve em grande parte às plataformas sociais que compartilham o conteúdo de Nathan, espalhando o que está em alta em nossa comunidade, para outros meios de entretenimento”, destacou. O post foi publicado no dia seguinte ao ingresso de Stevie Nicks, a vocalista do Fleetwood Mac, no serviço (a versão dela já bate 25 milhões de visualizações). Ela fez sua paródia do hit do TikTok usando patins em vez de um skate.

- Roupa usada na John Lewis – A rede inglesa anunciou que irá implantar até 2025 um sistema que permita comprar de volta todos seus produtos comercializados. Também pretende que a matéria-prima de seus artigos seja de fonte sustentável ou reciclada até esse período. As medidas fazem parte do movimento “Feito para durar”, forma como a empresa irá contribuir com o conceito de economia circular (no qual os recursos são reutilizados ao máximo para evitar desperdício). A chairman da John Lewis Partnership, Sharon White, declarou que alugar, reciclar e reutilizar são propostas que o varejo deveria abraçar mais. A rede, que visa ser carbono zero até 2035, já conta com esquemas de recompra nas áreas de moda e beleza, que dão ao consumidor um voucher quando estes fazem uma doação de roupa ou produto da marca. Outro projeto anunciado foi providenciar habitação para comunidades na área metropolitana de Londres, com o estabelecimento de inscrições em 2021. Para Sharon, iniciativas como essas fazem sentido para a marca que busca aprofundar o relacionamento que tem com os clientes. O anúncio da John Lewis aconteceu pouco depois de a Ikea ter revelado que adotaria um esquema de recompra de móveis no período da Black Friday (leia aqui). Com a repercussão positiva da medida, a companhia decidiu implantar o sistema de modo permanente a partir de 2021.

- Mais um recorde para LOL – A pandemia quase cancelou o Worlds 2020, o Mundial deste ano de League of Legends (LOL), mas o torneio foi realizado em Xangai, entre os dias 25 de setembro e 31 de outubro, quando aconteceu a grande decisão, que colocou na final a coreana Damwon contra a chinesa Suning. Foi o décimo Worlds e havia uma enorme expectativa em torno da competição, que só permitiu a presença de público no embate derradeiro, que deu vitória para a favorita Damwon por 3 a 1 (normalmente os jogos são acompanhados por numerosas torcidas nas arquibancadas). A Riot Games, dona do game, adotou medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias para que as pessoas pudessem acompanhar o evento in loco, que tem sempre um show de abertura, patrocinado nesta edição pela MasterCard. Mas também havia expectativa em relação à audiência. O site Esports Charts informou que o Worlds 2020 teve 139,9 milhões de horas assistidas, tornando-se o campeonato de eSports mais visto da história. O recorde pertencia à edição do ano passado, que rendeu 136,9 milhões de horas assistidas. Para se chegar a esse número, o site levou em consideração os dados de plataformas como Twitch, YouTube e Facebook. É importante ressaltar que os números da China não foram relatados. A final foi o jogo mais visto do Mundial deste ano, mas, de acordo com o Esports Charts, o pico de espectadores desse embate foi menor do que o da partida mais assistida do Worlds 2019, a semifinal entre G2 e SKT T1. Foram 3,8 milhões de viewers na decisão em Xangai, 100 mil pessoas a menos do que no jogo mais visto de 2019. Em relação à cerimônia de abertura, foi gerado um forte buzz com a apresentação da K/DA, grupo feminino virtual de k-pop formado por versões de personagens de League of Legends (veja o vídeo mais abaixo). As figuras de realidade aumentada ocuparam o centro do palco da decisão, mas nem todos os fãs gostaram da qualidade dos hologramas, que julgam ter sido comprometida pelas indecisões associadas à pandemia. Afinal, o Mundial só foi confirmado mesmo em agosto (leia aqui). De todo modo, a abertura é um espetáculo diferente da maioria das cerimônias que inauguram as competições esportivas mais tradicionais.

- Oscar se abre para streaming e drive-ins – A premiação mais concorrida do cinema se adaptou aos tempos de pandemia. A organização anunciou que aceitará na disputa filmes que tenham sido lançados em plataformas de streaming e em drive-ins. A medida não encontraria respaldo um ano atrás, mas com a quarentena a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu mão da regra que só permitia que entrassem na disputa filmes exibidos em salas de cinema. De acordo com os organizadores, títulos em cartaz por sete dias consecutivos em drive-ins são elegíveis – desde que isso tenha ocorrido em ao menos uma de seis cidades: Atlanta, Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York e São Francisco. Antes, em abril, a Academia já havia permitido que produções que estrearam no streaming participassem da premiação. O Oscar 2021 acontecerá no dia 25 de abril, e não no início do ano.

- OsGemeos na reabertura da Pinacoteca – Em março, a Pinacoteca de São Paulo iria fazer uma exposição dos grafiteiros brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como OsGemeos. Mas veio a pandemia e o projeto teve de ser adiado. Com a reabertura dos museus, enfim, a exposição "OsGemeos: Segredos", primeira mostra panorâmica da dupla, pode ser programada. Com patrocínio do Bradesco, abriu no dia 15 e poderá ser apreciada até 22 de fevereiro de 2021. Como não se sabem os rumos da pandemia no Brasil, o público parece ter decidido que é preciso ir logo à Pina ver cerca de mil itens, sendo quase 50 inéditos ou nunca exibidos no país. Os lotes de ingressos colocados à disposição rapidamente acabam. Bastaram três dias para terminar toda a cota até novembro. Toda, não apenas os ingressos gratuitos, que são distribuídos aos sábados. Novo lote foi aberto para dezembro e a rapidez do público foi mais uma vez marcante – os tickets são vendidos via site, já que a bilheteria física está fechada (mais informações aqui). O feito merece menção porque outras instituições renomadas não estão recebendo tanta gente (que só podem entrar cumpridas as medidas sanitárias vigentes). O Museu do Louvre, por exemplo, é visitado por um terço de seu público habitual. O Masp contou menos de 5 mil pessoas em seu espaço nas duas primeiras semanas de abertura. A média quinzenal em 2019 foi de 33 mil visitantes. Além do Bradesco (cota “apresenta”), são patrocinadores da exposição Samsung e Grupo Boticário (cota master), IRB Brasil RE (cota platinum), Iguatemi São Paulo e Gol (cota ouro), escritório Mattos Filho, Allergan, Cielo e Comgás (cota prata) e Havaianas (cota bronze).

Recapitulando outubro

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