arrow_backVoltar

Record

Piauí traz duras denúncias de assédio sexual na emissora

24.11.23

O jornalista Elian Matte acusa Márcio Santos, diretor de Recursos Humanos da TV Record, de assédio sexual, segundo matéria publicada na revista Piauí.

O texto relata que o episódio começou há pouco mais de um ano e resultou em "três denúncias à direção da Record e o registro de um boletim de ocorrência". Mas, de acordo com a reportagem da Piauí, até agora "a emissora não tomou qualquer providência, e nem fala do assunto".

Segundo a matéria, em agosto de 2022, Matte foi convidado para uma conversa, sobre sua transferência para a equipe de Roberto Cabrini na Record, com três executivos da emissora, entre eles Márcio Santos - foi a primeira vez que o jornalista encontrou o diretor de RH. Depois, foi convocado a ir à sala do executivo mais duas vezes para tratar de assuntos corporativos.

Porém numa terceira reunião, o tema passou para "assuntos pessoais". O relato informa que ao final do encontro, ambos estenderam as mãos para o cumprimento de despedida e Santos "deslizou a sua mão pelo braço e peito de Matte – e perguntou se o jornalista gostava de treinar, pois tinha um corpo bastante 'forte'. Matte ficou perturbado. Ao deixar a sala, conforme caminhava para a redação, finalmente entendeu a razão de todos os encontros anteriores. Decidiu que nunca mais entraria naquela sala".

Quando o diretor passou a enviar a Matte descrições sobre como ele estava se vestindo, ele suspeitou que Santos estava lhe vigiando pelo sistema de câmeras do circuito interno da emissora. A comprovação de sua suspeita ocorreu num sábado, quando estava trabalhando, e o diretor estava em casa. A mensagem que recebeu do executivo dizia: "Olha!!! Que delícia acordar tendo uma visão deliciosa, eu quero". Junto com a mensagem, uma foto de Matte, tirada do circuito de câmeras da Record, mas com foco na sua genitália.

Procurado pela Piauí, Santos disse "ser vítima de uma mentira e alegou que tudo não passou de 'brincadeiras'".

O diretor também é acusado de trabalhar para abafar um outro caso de assédio sexual dentro da Record, o da jornalista mineira Rhiza Castro, sobre o qual escrevemos aqui.

A profissional, segundo a Piauí, atuava na filiada do SBT em Belo Horizonte quando recebeu um convite de Thiago Feitosa, diretor da Record News, para ser apresentadora do Hora News e Esporte Record News. Ela passou a receber de Feitosa mensagens de elogios à sua beleza e convites para sair. Ele também instruiu a "figurinista a tirar foto de Castro vestindo as roupas que usaria na programação e enviar as imagens para o seu celular", segundo o texto.

Rhiza agendou uma reunião com o diretor de RH da Record para denunciar o caso e disse ter provas dos atos praticados pelo diretor por meio da troca de mensagens. Santos quis saber se ela havia feito algum Boletim de Ocorrência e como a jornalista não havia registrado, sugeriu que ela mantivesse as coisas como estavam, "para evitar que o caso vazasse à imprensa". Ao final da conversa, ele pediu para que Castro enviasse os prints para o seu e-mail. Depois de mandar o material, recebeu a notificação de que sua mensagem havia sido aberta pelo destinatário. Quando retornou ao trabalho na Record, foi chamada por uma diretora, que lhe entregou sua carta de demissão.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Leia a matéria da Piauí na íntegra, aqui.

Record

/