arrow_backVoltar

Recycled Ocean Plastic

Resort será feito com materiais descartados no oceano

07.06.21

Com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo no Oceano Índico, a arquiteta londrina Margot Krasojevic vai utilizar materiais descartados para criar um resort flutuante nas Ilhas Cocos, território australiano que fica próximo à Indonésia.

Chamada de Recycled Ocean Plastic Resort, a ilha artificial tem a previsão de poder receber visitantes em 2025.

Passarelas de madeira amarradas ao fundo do oceano formarão uma estrutura central, com "braços" levando o lixo para dentro de sacos sobre os quais uma malha de concreto, coberta de areia e lodo, será colocada para gerar mais passarelas.

Margot explicou ao jornal britânico Daily Mail que o primeiro passo na criação da ilha será a fixação de três passarelas, com dispositivos de flutuação acoplados ao fundo do oceano, usando "estruturas de perna de tensão" semelhantes às utilizadas em plataformas de petróleo.

Os "braços" nessas passarelas coletarão o lixo - de garrafas a pneus - conforme ele passa flutuando, e o afunilarão em feixes de malha que ficam ao redor dessas passagens. Os sacos serão então cobertos com malha de fibra de concreto biodegradável, mais areia e lodo bombeados do fundo do oceano e entrelaçados para formar as passarelas e plataformas extras.

De acordo com a arquiteta, a iniciativa foi encomendada por uma empresa mineradora que atua na África do Sul e procura maneiras de reduzir seus impactos ambientais. Ainda não há parceiros no ramo hoteleiro para o empreendimento.

Leia a matéria do Daily Mail na íntegra, aqui.

Recycled Ocean Plastic

/