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eQlibri questiona padrões impostos a mulheres
A marca de snacks eQlibri, da Pepsico, defende como o autoconhecimento e a aceitação são importantes armas no combate às imposições sociais sofridas pelas mulheres, em sua nova campanha, "Reflexos", assinada pela agência BETC/Havas e realizada a partir de um experimento social.
O ponto de partida para a iniciativa foi um estudo da organização britânica Girlguiding, que identificou que meninas a partir dos sete anos já sofrem c0m as pressões da sociedade em relação a padrões físicos de beleza: 53% das entrevistadas de 7 a 10 anos acham que precisam ser “perfeitas” e 35% concordamque as mulheres são mais julgadas pela aparência do que por suas habilidades.
Em um hangar no Campo de Marte, em São Paulo, o projeto reuniu dez mulheres acompanhadas pela psicóloga Carolina Soares, e as convidou a se olharem em um espelho – uma de cada vez. Perguntadas como se enxergavam, a maioria respondeu que mudaria algo em sua aparência física.
Em seguida, ainda em frente ao espelho, foi revelado que elas não estavam sozinhas nesse sentimento, ao serem apresentados os outros depoimentos captados.
Ao final, as participantes viram uma criança de sete anos expressando sua frustração em relação a alguns detalhes do seu corpo. As participantes, então, a incentivaram a gostar de si mesma, do jeito que ela é.
"A pressão imposta pela busca da perfeição é sentida pelas meninas cada vez mais cedo e vai influenciando suas atitudes e comportamentos ao longo da vida, impactando a saúde mental e emocional delas e as impedindo, muitas vezes, de alcançarem suas aspirações", declara Carolina, psicóloga que coordenou o projeto.
A marca convidou ainda a plataforma Plano Feminino e sua fundadora, Viviane Duarte, para participar da iniciativa, como consultores.
"De um lado, tínhamos em mãos dados significativos sobre o cenário desse reflexo de atitudes em meninas. Do outro, uma marca que tem como propósito ajudar mulheres a se libertarem de qualquer cobrança e estereótipos de gênero. Daí nasceu a ideia de realizar uma experiência real para mostrar o impacto que essas imposições têm na vida delas e criar consciência da necessidade de retomar essa conversa", pondera Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas.
O projeto faz parte do posicionamento da marca lançado em 2017, sob o conceito “Equilíbrio é curtir o que me faz bem”.
Ficha Técnica:
Título: Reflexos
Anunciante: PEPSICO
Produto: eQlibri
Agência: BETC/Havas
CCO: Erh Ray
VP de Estratégia: Renata Bokel
Diretor Executivo de Criação: Rodolfo Barreto
Diretor de Criação: Daniel Schiavon
Criação & Conteúdo: Julia Pimentel, Bárbara Ruffato, Tiago Melchior e Francisco Zucatto
Marcas & Negócios: Daniela Keller, Giovana Degen, Luana Gregorio e Talita Silva
Estratégia & Gestão de Dados: Agatha Kim, Dannyllo Silveira, Milena Nakata
Canais & Engajamento: Carlinha Gagliardi, Ariane Finavaro, Indira Moraes, Luisa Araujo e Dayana Silva
Diretora de RTVC: Mariane Goebel
RTVC: Anna Luisa Ferraz e Renata Fabri
Produtora: Trator Filmes
Diretora: Gabi Brites
Produtora/Som: Mugshot
Aprovação Cliente: Tarik Mohallem, Carolina Frydman, Mariana Gozzi e Tayna Novoa