Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Alibaba divide a companhia em 6 grupos de negócios
O Alibaba está reorganizando seus negócios. Nesta terça-feira, 28, o presidente da companhia, Zhang Yong, emitiu comunicado aos funcionários informando que a corporação está sendo dividida em seis grupos, cada um com seu CEO e seus devidos conselhos de administração. A mensagem aponta que somente com uma reforma interna desse porte - a maior transformação na corporação em seus 24 anos - é possível “criar o futuro”.
A reorganização inclui abrir capital de cinco das seis áreas de negócios criadas. Segundo a gigante chinesa, o movimento visa promover competitividade no mercado. Jack Ma, o fundador do Alibaba, que esteve viajando por diversos países por mais de um ano, retornou à China na mesma semana.
No comunicado, Zhang Yong enfatizou que cada grupo deve enfrentar ativamente as rápidas mudanças em seus segmentos e formar suas estratégias de desenvolvimento e de inovação.
Os grupos de negócios são as seguintes:
- Cloud Intelligence Group: Zhang continuará atuando como CEO do grupo Alibaba, mas acumulará a presidência dessa unidade responsável pelos negócios nas áreas de cloud e IA.
- Taobao Tmall Commerce Group: Responde pelas plataformas de compras online, incluindo Taobao e Tmall.
- Local Services Group: Yu Yongfu será o CEO. O negócio envolve o serviço de delivery de alimentos Ele.me.
- Cainiao Smart Logistics: O comando da área de serviços de logísticas continuará com o atual CEO, Wan Lin.
- Global Digital Commerce Group: A unidade inclui os negócios de e-commerce com presença internacional, AliExpress e Lazada. Jiang Fan será o CEO.
- Digital Media and Entertainment Group: Fan Luyuan, que preside a Alibaba Pictures, assumirá como CEO desse grupo que inclui os negócios da corporação nos segmentos de cinema e streaming de vídeo (com a plataforma Youku).
Apenas o Taobao Tmall Commerce Group não irá fazer IPO, permanecendo como um negócio 100% da corporação.