Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Presos avaliam obras da editora Carambaia. Criação da Artplan
A Artplan criou para a editora Carambaia o projeto "Resenha Livre", que tem como objetivo apoiar a leitura e a produção de resenhas entre os detentos.
A iniciativa busca dar visibilidade a um projeto encabeçado pela educadora Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira, do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia, no interior de São Paulo. Ela organiza rodas de leitura entre os detentos, de modo a incentivá-los a produzir resenhas literárias sobre os livros que estão lendo. As resenhas são avaliadas por uma comissão e, desde 2013, podem resultar em quatro dias de remição da pena, após uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A editora doou dezenas de livros para o presídio. Os textos produzidos pelos detentos são a base para o desenvolvimento de diversos materiais de comunicação para a editora, como anúncios para revista, pôsteres, posts para redes sociais, spots para rádio e um minidocumentário (assista abaixo), que busca ressaltar a experiência dos presos participantes do projeto.
"Num momento em que a intolerância e a segregação parecem ganhar força, achamos importante apoiar um projeto de inclusão, principalmente para um dos grupos mais marginalizados socialmente e culturalmente", defende Fabiano Curi, editor da Carambaia.
"A Carambaia é uma editora voltada para quem é apaixonado por leitura e descobrimos que ninguém lê mais do que os presos. Ao dar voz a eles e utilizarmos os textos que produziram, mostramos para a sociedade que eles são seres pensantes, críticos, com opiniões próprias, que devem ser respeitadas. Além disso, damos visibilidade ao trabalho da Elisande no presídio de Hortolândia", comenta Marcos Abrucio, diretor de criação da Artplan.
Para lançar o projeto, a editora Carambaia promoverá, nesta quinta-feira (26), uma exposição com os materiais produzidos pelos detentos e a exibição do minidoc no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo (entre 19h e 22h).
O evento contará com um bate-papo com a professora Elisande, com Fabiano Curi, editor da Carambaia, com Marcos Abrucio, diretor de arte da Artplan, e com Diogo Dias de Andrade, diretor da Videocubo (produtora do minidocumentário).
Ficha Técnica:
Agência: Artplan
Anunciante: Editora Carambaia
Criação: Ary Nogueira, Fred Cruz, Marcos Abrucio, Pablo Fernández Russo
Direção de Criação: Marcelo Fedrizzi, Marcos Abrucio, Zico Farina
Desenvolvimento Site: Stephano Diego, Pedro Cernausan, Allisson Ferreira
Gerente de Projetos: Vivian Tomaz
Produção Gráfica: Bruno Werner
RTV: Patricia Oliva e Karoline Justino
Atendimento: Eduardo Megale, Evelyn Silvestre, Rebecca Nociti, Vitória Borges
Mídia: Francisco Rosa, Halph Silva
Produtora: Videocubo
Direção: Diogo Dias de Andrade
Direção de Fotografia: Anderson Capuano
Som Direto: Alfredo Guerra
Grafismo: Rhuan Lima
Montagem: Diogo Dias de Andrade
Trilha Sonora/mixagem: LOUD
Fotografo: Marcel Valvassori
Tratamento de Imagens: BVMCross
Caligrafia e ilustrações: Andrea Branco, Ângelo Birão, Tag Lima
Aprovação cliente: Fabiano Curi, Renata Minami