arrow_backVoltar

Resgate de marca

As ações da Mizuno ao ostentar o nome ‘Rider’ em modelo no país

28.10.22

A Mizuno lançou recentemente a 26ª versão de um modelo de tênis de corrida que, fora do Brasil, sempre teve um nome, mas que aqui precisou mudar e só agora pode ser comercializado com a nomenclatura de origem. É o Wave Rider.

Trata-se do modelo de corrida mais vendido pela Mizuno. No Brasil, no entanto, se alguém o procurasse nas lojas só o encontraria como Wave Prorunner. A mudança foi feita porque no país já existe a marca Rider, do grupo Grendene. Sem acordo no início, a solução foi rebatizar o produto, que está disponível no mercado nacional há pelo menos 20 anos.

Neste mês, porém, a Mizuno revelou que conseguiu se entender com a Grendene e, enfim, pode incorporar o nome utilizado internacionalmente para o modelo. O movimento de resgate foi retomado a partir de outra mudança importante para a empresa. Em setembro de 2020, a Vulcabras anunciou a compra da operação da japonesa Mizuno no Brasil. A avaliação base do negócio é de R$ 200 milhões (reveja aqui).

Por aqui, a marca foi controlada pela Alpargatas por 25 anos. Em fevereiro de 2021, a operação da Mizuno no Brasil foi assumida totalmente pela Vulcabras, inclusive com fabricação.

Desde então, estamos conseguindo alavancar as principais competências da empresa em prol da marca Mizuno: inovação de ponta com um dos maiores e melhores centros de desenvolvimento do país; produção eficiente com fábricas que não perdem em nada para as mais modernas do mundo; uma distribuição capilarizada que nos permite a chegar a clientes do Brasil inteiro; e a expertise em gestão de marcas esportivas”, explicou Daniel Sarraf, gerente de marketing da Mizuno.

Na nova casa, o uso do nome original voltou a ser cogitado. “Considerávamos fazer essa mudança há muitos anos. Com a transição da marca Mizuno para o grupo Vulcabras, retomamos esse tema com força. Havia um entrave relacionado ao registro do nome na categoria calçados. Uma vez resolvido, passamos a adotar o nome global Wave Rider, que é o tênis mais querido da marca mundialmente”, disse.

De nome novo, a Mizuno desenvolveu uma série de ações para a 26ª versão do Wave Rider – o que ajuda a fazer com que o rebatismo pegue rapidamente entre os consumidores. O produto chegou ao mercado brasileiro com design 100% renovado e visual mais moderno. E também tem embutida tecnologia que melhora o amortecimento, a estabilidade, a aderência e o retorno de energia.

Sarraf afirmou que o Wave Rider 26 é o tênis mais versátil da categoria de running da Mizuno, agradando corredores de diferentes níveis de performance em diversos tipos de treino. “A versão entrega um alto nível de amortecimento com mais maciez, sem abrir mão da estabilidade, dois atributos chave para os nossos tênis de performance, além da sensação de propulsão característica”.

Disponível em mais de dez cores, o modelo conta com edições especiais e limitadas das maratonas internacionais de Amsterdã, que aconteceu neste mês, e Honolulu – que será em dezembro –, duas competições patrocinadas pela marca.

Outra versão do Wave Rider 26 foi criada em celebração ao Outubro Rosa. É a edição Pink Ribbon. “A ideia é ajudar o movimento de conscientização sobre o câncer de mama. Todo o lucro da venda será revertido para uma instituição”, revelou o gerente de marketing. A entidade beneficiada é a Oncoguia.

Espaço na USP

Para o lançamento do Wave Rider 26, a fabricante montou um espaço próprio na USP, um dos lugares preferidos dos corredores paulistanos para treinar. É o Rex (Running Experience), instalado junto à raia olímpica, no Butantã.

O desafio de divulgar o novo nome é enorme e estamos atuando em muitas frentes. Estamos investindo em mídia, principalmente digital, mas acreditamos muito no produto e queremos colocá-lo nos pés dos corredores. Por isso, para começar, fizemos um grande evento de lançamento com influenciadores e clientes na USP”, contou.

O espaço ficará fixo até o fim do ano para que mais corredores possam experimentar o Waver Rider 26 e outros produtos de corrida. No local, há uma espécie de contêiner para conhecer esses artigos. Também são oferecidas no local Run Talks (conversas sobre o universo da corrida) e treinos com creators.

Para a Maratona de Amsterdã, a Mizuno levou influenciadores para a disputa, ativando a versão especial do Wave Rider 26 feita para a competição. E, para a Maratona de Honolulu, a Mizuno também vai bancar a ida de corredores para disputar a prova com os produtos da marca.

Resgate de marca

/