arrow_backVoltar

#RespectezNosRegles

Campanha quer derrubar tabus relacionados à menstruação

01.02.19

Para ajudar a romper com os tabus relacionados à menstruação e apoiar todas as meninas a terem acesso à educação, o grupo humanitário Care, da França, apresenta o filme "#RespectezNosRegles" (assista abaixo).

Criada pela francesa CLM BBDO, a peça tem início mostrando uma mulher e uma adolescente africanas caminhando até a escola local. A jornada de ambas pelas ruas empoeiradas da aldeia até uma pequena sala de aula subverte as expectativas: a mais velha, que está na menopausa, é que é a aluna. A adolescente, que acabou de começar a menstruar, vai faltar à escola por alguns dias e ficará responsável pelo cuidado das tarefas domésticas.

No final, o comercial questiona: "Imagine ter que esperar pela menopausa para voltar à escola". Em seguida, aponta: "Em alguns países, a menstruação leva você a abandonar a escola gradualmente. Vamos tomar medidas para que isso não seja mais um obstáculo para a vida das mulheres".

De acordo com a Care, 10% das meninas africanas faltam à escola quando estão menstruadas. No Nepal, praticamente nove em cada 10 são forçadas a abandonar as aulas durante o período menstrual. No Irã, quase metade das garotas acredita que a menstruação é uma doença.

"Esse tabu tem consequências dramáticas na vida das meninas e das mulheres: consideradas impuras quando estão menstruadas, elas são excluídas socialmente ou até mesmo exiladas de suas casas; sua saúde está ameaçada e, na puberdade, muitas param de estudar", lamenta Philippe Lévêque, diretor da Care France.

Ficha Técnica:

Care France
President: Loraine Donnedieu de Vabres-Tranié
Managing Director: Philippe Lévêque
Marketing & Communication Director: Emanuela Croce
Communication and Media Representative: Laury-Anne Bellessa

CLM BBDO
Executive Creative Directors: Benjamin Dessagne, Stéphane Santana et Matthieu Elkaim
Art Director: Clément Payen
Copywriter: Linnea Kavsjo et Damien Veillet
President: Valérie Accary
Account Director: Alix Dunoyer de Segonzac
Account Manager: Manon Debus Pesquet
Production Director: Julien Sanson
Senior Media & Social Activation Manager: Daniel Foerter
Assistant Managing Director and Director of Communication BBDO France: Lauren Weber
Social influence & eRP Manager: Auriane Desplanches

Production: Players Paris
Producer: Pierre Jaspard
Director: Dr. Bowman

Postproduction: Firm
Chief Editor: Éric Jacquemin
Colorist: Jean-René Nebot

Sound Postproduction: Schmooze
Composer: Simon Dusausoy

#RespectezNosRegles

/