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Doritos Rainbow quer provocar reflexão sobre gênero
Doritos Rainbow, marca de snacks da PepsiCo, apresenta o movimento "#RespeitaMinhaIdentidade", que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas trans e provocar reflexão sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero.
A comunicação foi desenvolvida pela AlmapBBDO e por Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, e conta com um comercial (assista abaixo), que traz a participação de Lina Pereira, conhecida como Linn da Quebrada.
"Participar de mais uma campanha de Doritos Rainbow, a segunda consecutiva, mostra como a marca entende que diversidade precisa ser construída também dentro de uma narrativa contínua, com projetos que visem mudanças de médio a longo prazo", observa Raquel Virgínia.
No último mês de março, foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade. Apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”.
De acordo com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a mudança é "excludente para travestis e demais pessoas trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa".
Nesse contexto e com o intuito de dar visibilidade às situações cotidianas enfrentadas por travestis e demais pessoas trans e promover ações em prol de uma sociedade inclusiva, Doritos Rainbow e a ANTRA lançam um abaixo-assinado (aqui) por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança às pessoas trans, em apoio à Ação Popular criada pela associação, que questiona as mudanças do novo RG.
Como parte da estratégia, participam do movimento nas redes sociais "influencers" como @bixarte, @boombeat, @isisbroken, @transtornadaisy, @jonasmariaa, @raquelvvirginia, @leocastilho, @siamese.lg, @cattylares_ e @ transboylife_.
Doritos Rainbow também anuncia parceria de conteúdo com o podcast Pod Pah, por meio de três episódios com as artistas Linn da Quebrada, Liniker e Urias, com o intuito de ampliar a discussão sobre a importância do respeito à identidade de cada pessoa.
A marca lançou ainda o sabor Mostarda e Mel, edição comemorativa e limitada cuja embalagem traz as oito cores da bandeira LGBTQIA+, estampadas em quatros palavras: respeito, amor, liberdade e orgulho. As tortilhas continuam coloridas, como nas edições especiais anteriores.
Ficha Técnica:
Anunciante: PepsiCo
Título: DORITOS® RAINBOW
Produto: DORITOS® RAINBOW
Agência: AlmapBBDO
CCO: Luiz Sanches, Pernil
Diretores de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Beatriz de Oliveira Cottet, Raphaella Santos Ogawa, Renata Carignani
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Faco, Roberta Rivera, Jessica Lopes, Gisella Oyola e Gabriel Chaves
Planejamento: João Gabriel Fernandes, Erika Moulin, Raphael Caffarena, João Victor Cavalcante e Ronaldo Carvalho
Diretora de conteúdo: Christina Mello
Produtoras de conteúdo: Yara Tieppo Meira e Maria Eduarda Monteiro
Estratégia de Conteúdo Digital: Alan Kennedy Silva Alves, Gabriel Diniz e Carolina Gonzalez
Mídia Offline: Luana Gallizzi, Fernanda Zenteno, Angelo Dell’Arciprete, Felipe Benevides e Nathalia Bezerra
Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Paula Buzzi e Vanuza Passos
Head of Creative Technology: Lilian Cavallini
Líder de Projeto: Sabrina Ramiles
Desenvolvedor: Fênix Systems
Produção Gráfica: José Roberto Bezerra e Rose Ribeiro
Arte final: Alexandre de Moraes Paulinetti
Tratamento de Imagem: Estevam Conidi
Revisão: Eliana Pavan
Motion: Sofia Mendes Selles
Aprovação Cliente: Cecília Dias, Pedro Goldfarb, Patrícia Nagao, Ana Carolina Castanhe, Lais Pinto
Mídia Online | Agência Blinks:
Mídia Online: Carla Di Sarno Assumpção, Vitor Renna e Fernanda Bueno
Agência de influência | Agência SUBA
Atendimento Suba: Sandra Mara Zimberkinop, Marilia Madeira e Larissa Duarte
Produção Imagem:
Produtora: Iconoclast
Direção: Nico
Direção de Fotografia: Nicholas Bluff
Assistentes de Direção: Camila Freiha, Priscila Trabulsi e Gabrelú
Produção Executiva: Francesco Civita, Pity Lieutaud, Alonso Sperb e Ana Monte
Assistência de Produção Executiva: Camilla Kinker e Lucas Bullara
Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum
Assistência de Coordenação: Carolina Loureiro, Carol Latorre e Vinicius Gaspar
Pesquisa Criativa: Van Foxter e Nico
Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares, Everson Martins, Rafael Neder e Viviane Isabele
Direção de Produção: Carolina Guerra
Assistência de Produção: Julia Andrade e Maria Elisa
Direção de Arte: Nídia Aranha
Elenco: Lina Pereira, Aru Macedo, Marvena de Ubuntu, Charm Mone, Beau Costa, Luiz Santos, Juana Chi, Dante Preto e Marcinha do Corintho
Prod. Objetos: Edu Bueno
Figurinista: Maika Mano
Make/Hair: Marcella Leme
Produção de Elenco: Chuck Hoffmann
Coordenação de Pós-produção: Tutu Mesquita e Priscilla Paduano
Assistente de Coordenação de Pós-produção: Letícia Harumi
Montador: Aaron Saiki
Finalizador: João Laion
Pós Produtora: Prodigo Films
Composição: Thiago Siebra
Color Grading: Acauan Pastore
Assistente de ilha/central: Phillipe Cunha
Acessibilidade - Libras: Iguale
Coordenação: Maurício Santana e Murillo Santana
Intérprete: Andréa da Silva
TRILHA, EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM:
Produtora: Jamute
Produção Executiva de Som: James Feeler
Direção de Som & Produção Musical: James Feeler e Thiago Lester
Mixagem e Finalização de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti
Coordenação de Som: Juliana Zuppo e Leo Vieira
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate e Erika Santana