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Reviravolta nos EUA

TikTok sai do ar, volta e informa retomada a anunciantes

20.01.25

Com o apoio de Donald Trump, que toma posse como presidente dos EUA nesta segunda-feira, 20, o TikTok voltou a ser acessado por usuários norte-americanos. A plataforma ficou suspensa por cerca de 12 horas a partir do sábado 18, mas retomou suas atividades no domingo, 19. Um comunicado do TikTok foi enviado para alguns anunciantes, afirmando que as campanhas estavam sendo retomadas, de acordo com AdWeek.

O dia 19 era a data limite para que a empresa de origem chinesa pudesse continuar ativa no país, caso não fosse vendida a uma companhia local, conforme lei aprovada no ano passado e sancionada por Joe Biden, que deixa a presidência nesta segunda.

Com a decisão da Suprema Corte, na sexta-feira 17, de validar a lei, declarando que ela não fere a Primeira Emenda da Constituição, que era o principal argumento de defesa da ByteDance, dona do aplicativo, esperava-se a suspensão da plataforma no dia 19 – o que, de fato, ocorreu. Mas também havia, nos bastidores, a expectativa de que Trump anunciasse alguma medida que desse sobrevida ao TikTok.

As principais lojas de aplicativos tinham removido a plataforma, impedindo que novos downloads fossem feitos. Na manhã do domingo, Trump escreveu um post em uma rede social, Truth Social, que emitiria uma ordem executiva na segunda-feira para postergar a aplicação da lei. Desse modo, em suas palavras, ele poderá fazer um acordo para proteger a segurança nacional e garantir o funcionamento da plataforma no país.

Pouco depois, o TikTok voltou a funcionar. Em comício no próprio domingo, Trump declarou que o app tinha retornado. E a plataforma veiculou mensagem no X, dizendo que a operação estava em processo de restauração. E agradeceu a Trump por “fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem”.

A companhia tratou de avisar aos anunciantes nos EUA que estava de volta, relatou AdWeek. Ou seja, as campanhas estavam retornando à plataforma no domingo. Apenas as ações ao vivo poderiam demorar mais tempo para retomarem a estabilidade.

Antes das movimentações de Trump, os dirigentes do TikTok no país tinham avisado às marcas que as campanhas seriam pausadas automaticamente no dia 19.

O memorando enviado aos anunciantes, segundo AdWeek, diz o seguinte: “Estamos felizes em informar que, a partir de hoje, o TikTok estará disponível para a maioria dos usuários dos EUA. Ao longo do domingo, as campanhas publicitárias que incluem públicos dos EUA e os anúncios para usuários baseados nos EUA serão retomados, embora as campanhas ao vivo tenham certas limitações.

Apesar de termos reforçado nossa infraestrutura para minimizar interrupções, prevemos alguma instabilidade temporária do serviço que pode afetar a publicidade nos EUA”.

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